Bernardo Sassetti, pianista e compositor nascido em Lisboa, morreu nesta cidade. As causas e a data exatas da morte ainda estão por apurar.

De acordo com o “Jornal de Notícias”, os Bombeiros de Alcabideche confirmaram que, na tarde de quinta-feira, o corpo do pianista foi encontrado numa zona rochosa junto à praia do Guincho.

O alerta foi dado às 15h05 e a operação de resgate prolongou-se até às 19h35 de quinta-feira. Segundo a mesma fonte, quando o corpo foi encontrado não foi possível identificá-lo, o que apenas aconteceu esta sexta-feira.

Formado em piano clássico, Bernardo Sassetti era bisneto de Sidónio Pais, presidente da I República, e casado com a atriz Beatriz Batarda, de quem tinha duas filhas.

Iniciou a sua carreira profissional na área do jazz, com o Quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet.

Em 2002 foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes, pelo disco “Nocturno”. Ainda gravou “Índigo” e “Livre”.

Fausto Neves, professor de piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, considera a morte de Bernardo Sassetti “uma perda irreparável, quer pela sua idade, quer pelo seu génio, quer pelas fronteiras enormes que ainda tinha à sua frente abertas à novidade”.

De acordo com o professor, Sassetti “teve um papel muito importante na ligação do jazz com outras músicas”, trabalho “de uma qualidade e de uma novidade bastante assinaláveis”.

Fausto Neves realça, ainda, que, “além de ser uma pessoa com um género musical absolutamente fantástico”, estava a brindar o público “com vários trabalhos em parceria, ou a solo em vários géneros de música”.

Notícia atualizada às 15h08 de 11 de maio de 2012