O jornalista da Sport TV, Ivo Costa, vai ser o editor convidado do JornalismoPortoNet (JPN). Vai integrar a equipa do JPN na próxima segunda-feira, coordenando a reunião e os temas do dia.

O JPN não é terreno desconhecido para Ivo Costa. Depois de terminar a licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação em 2006, estagiou neste ciberjornal. Depois estagiou na Rádio Renascença. Passou pelo Rádio Clube e pela produtora Farol de Ideias. Atualmente, está a trabalhar na Sport TV.

Durante o período de formação teve oportunidade de fazer vários tipos de jornalismo e de trabalhar em várias editorias. Contudo, nunca escondeu que a sua preferência vai para o deporto, “ainda que ache e defenda que quem faz desporto deve estar muito atento a tudo o resto.” É isto mesmo que pretende desenvolver junto do JPN, ao focar o deporto “sem esquecer as outras áreas”.

O jornalista refere a importância dos acontecimentos desportivos que se avizinham no panorama noticioso nacional. Pretende também mostrar “de que forma o desporto pode estar ligado à economia, à política.” A aproximação do Euro 2012, dos Jogos Olímpicos e o fim da época futebolística marcada por problemas financeiros são alguns dos temas que Ivo Costa quer abordar para, “através do desporto e pelo desporto, chegar a outras áreas.”

Além de explorar as diversas editorias, Ivo Costa pretende aproveitar as potencialidades que o online tem para oferecer. “A ideia é explorar todas as vertentes”, diz.

Seis anos depois do seu estágio, Ivo Costa verifica “um crescimento no JPN”. “Acho que há uma predisposição dos alunos em relação ao JPN que, se calhar, não havia tanto no nosso tempo. Acho que está a crescer e que ainda tem margem de crescimento”, considera.