O ranking ATP foi divulgado esta segunda-feira em Londres e reserva algumas supresas.A melhor representação portuguesa surge por parte de Rui Machado que sobe oito posições na tabela, mantendo-se em 79.º na lista.Já o suíço Roger Federer, considerado por muitos o melhor tenista do mundo, regressa ao segundo lugar e Del Potro, da Argentina, ocupa a nona posição, assegurando presença no top-10.

A melhor posição de Portugal no ranking ATP corresponde ao 79.º lugar de Rui Machado, que, dois dias depois de ter alcançado as meias-finais do challenger de Roma, subiu oito posições, alcançando, assim, o Top-80.

Já Frederico Gil falhou a entrada no quadro principal dos Masters 1000 de Madrid, mas conquistou duas posições, ocupando, agora, o 180.º lugar.

Roger Federer já tinha ocupado o segundo lugar a 7 de março e, desde então, a disputa pelo título ficou entregue ao sérvio Novak Djokovic e ao espanhol Rafael Nadal. O regresso ao top-3 deve-se à prematura eliminação de Nadal na terceira ronda ronda do Masters 1000 de Madrid e ao seu próprio triunfo na capital espanhola. A classificação mundial continua a ser dominada por NOvak Djokovic, com 11.200 ponto, e Nadal ocupa a terceira posição, com 9.105 pontos.

Del Potro que, recentemente, venceu o Estoril Open pela segunda vez, chegou às meias-finais em Madrid, onde foi eliminado pelo checo Tomas Berdych,e surge na nona posição do ranking ATP, depois de uma subida de duas posições, que o coloca entre os dez melhores do mundo.