Arranca hoje, quarta-feira, o Festival de Cannes, associando os seus 65 anos de história à comemoração dos 50 anos da morte de Marylin Monroe. A abertura vai ser dedicada à comédia com a exibição de “Moonrise Kingdom”, de Wes Anderson, e com a participação de Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray e Frances McDormand.

A competir para a Palma de Ouro, prémio máximo deste festival que priveligia os filmes de autor, estão vários realizadores de renome como Michael Haneke, com o filme “Amour”. No entanto, há já protestos, por parte de um grupo feminista, que reinvindica que a organização do festival foi sexista na seleção dos realizadores nomeados: queixam-se da inexistência de realizadoras na competição. Thierry Frémaux, da organização do festival, justificou a decisão pela diferença a que se assiste entre a realização masculina e feminina que se vê na produção internacional.

Uma das longas-metragens mais aguardadas do festival é “Cosmopolis”, produzida por Paulo Branco, cuja estreia está marcada para 25 de maio, aquando, também, da atuação dos portugueses Dead Combo. Será, mais tarde, exibida a curta-metragem “Os vivos também choram”, realizada pelo luso-descendente Basil da Cunha. Na semana da crítica, na cadeira de júri das curtas-metragens vai estar o realizador português João Pedro Rodrigues.

O festival encerra a 27 de maio, com a exibição do filme “Thérèse D.”, do realizador Claude Miller.