A 3.ª edição do University of Porto Model of United Nation (UPMUN’12) realiza-se já amanhã, quinta-feira, no salão nobre da reitoria da Universidade do Porto (UP). Depois de duas edições que fizeram sucesso, agora, o Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da UP (NERIP), volta a promover o evento com o tema “A crise alimentar no Corno de África: investir no desenvolvimento rural sustentável”.

No entanto, numa altura em que outras coisas parecem prioritárias na agenda internacional, a escolha desta temática pelo NERIP é explicada por Laura Cunha, membro da organização do UPMUN, que diz ser necessário abordar um tema que, “entre primaveras árabes e crises económicas, está indevidamente em segundo plano”.

Assim, a ideia é simular uma reunião do Conselho Económico e Social das Nações Unidas em que os participantes, além de terem de se tornar diplomatas por um dia e defenderem o país que representam, têm a oportunidade de melhorar os seus dotes de comunicação em público, conhecer pessoas de outras áreas e perceber as dificuldades de negociação entre os vários órgãos de poder internacionais.

Edição dura todo o dia e será feita em português

Neste sentido, o evento recebia a candidatura de qualquer aluno, de qualquer curso e universidade. No entanto, número de inscrições diminuiu face às anteriores edições. A “culpa” reside, diz Laura Cunha, no facto de, este ano, o evento acontecer “um pouco mais tarde” (normalmente acontece em abril), coincidindo com a época de exames e a semana académica em Braga. “Sentimos uma ligeira redução no número de participantes”, adianta. Quem não falta, mesmo assim, ao evento são os alunos de Línguas e Relações Internacionais”, onde o UPMUN “já se tornou uma tradição”.

Ainda assim, a organização está “muita satisfeita com o número e diversidade” de alunos inscritos. Na verdade, a organização do evento conta receber “cerca de quarenta participantes de todo o país”, de áreas tão diversas como “as Relações Internacionais, o Direito ou as Ciências”, garante Laura.

Para quem não foi a tempo de se inscrever na iniciativa, há sempre a possibilidade de se deslocar amanhã à reitoria da UP para assistir. O evento decorre durante todo o dia e, mesmo para quem já participou em outros anos, há algumas alterações que podem surpreender. Apesar de esta edição não ter um orador especial, há atividades pensadas das 09h00 às 18h30, com direito a entrega de prémios no final. Para além disto, agora o evento passa a ser em português, pois “há o consenso que as pessoas se sentem mais à vontade para participar” se não for em inglês.

No fim, Laura Cunha acredita na “boa visibilidade fora dos círculos académicos, que acolhem a iniciativa com bastante interesse” e confessa que a equipa está “muito optimista com o UPMUN 2012”. Apesar da diminuição do número de participantes, Laura garante que “isso não afetará o sucesso do evento”. Quanto a uma nova edição para o próximo ano, a organização ainda não assegura a continuidade do evento apesar de esperar que isso aconteça.