A campanha Pirilampo Mágico 2012, que começou a 5 de maio e decorre até ao dia 27, tem como lema “Por uma ideia solidária de futuro”. Ana Rita Peralta, técnica da Federação Nacional de Cooperativa de Solidariedade Social (FENACERCI) e responsável pela campanha Pirilampo Mágico, explica que a cor “azul clarinho”, escolhida para o pirilampo deste ano, faz associar a uma ideia de “futuro”, referida no lema.

Este ano, a frase escolhida para este slogan foi feita de maneira peculiar. A partir de uma ação de sensibilização realizada no Colégio Manuel Bernardes, foi proposto a crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, que brincassem com as palavras “Pirilampo Mágico” e “Futuro”. A partir daqui, foi-lhes ainda proposto que construíssem frases. No final foi selecionada uma.

Ana Rita Peralta garante que, este ano, “a campanha está muito virada para o público infantil”. De facto, outra das iniciativas assinaladas foi uma exposição de pirilampos mágicos realizados pelos alunos de outra escola. Foi lançado o desafio aos alunos do Colégio Colibri-Massamá, de construírem réplicas de Pirilampos Mágicos a partir dos mais variados materiais.

Em ano olímpico, não poderia deixar de existir solidariedade e sensibilização nesta área. Por isso, a FENACERCI vai, também, proporcionar a jovens com deficiência a experiência única de participação na Semana Olímpica 2012, um evento organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos de Portugal, que visa promover o espírito olímpico e a prática desportiva junto do público em geral. A IV Edição da Semana Olímpica decorre no Centro Desportivo Nacional do Jamor de 28 a 1 de junho.

Não existindo um artista representativo da campanha deste ano (ao contrário do que aconteceu o ano passado, com o “apadrinhamento” da fadista Carminho e do brasileiro Ney Matogrosso), constata Ana Rita, a música não deixa de fazer parte do “Pirilampo 2012”. A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social lançou o concurso “Pirilampo Mágico e a Música”, para jovens com deficiência ganharem bilhetes para o Optimus Alive!12. Este concurso vai premiar as melhores frases que representem a importância da Campanha Pirilampo Mágico e é dirigido aos clientes das 53 cooperativas associadas à FENACERCI.

25 anos de solidariedade

O valor do Pirilampo Mágico continua nos dois euros. Para além do boneco que os portugueses conhecem desde 1987, e do pin e da t-shirt alusiva, este ano a campanha terá, ainda, à venda uma caneca com o logótipo da FENACERCI, uma coleção especial de 26 pirilampos e um “kit” com todos os materiais disponíveis para venda. Os produtos podem ser comprados em diversos pontos de venda, espalhados pelo país [PDF].

A música desta edição do já famoso pirilampo é a mesma que a original, datada de 1987. No ano em que foi lançado o primeiro pirilampo mágico, a letra da música foi criada a partir de um poema de Maria Alberta Menéres. “Eu conheço um pirilampo que vive muito lampeiro, dentro dos olhos da gente”, “rezava” a letra.

No dia 10 de maio de 1987 nascia aquele que é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade em Portugal. Aliás, é a mais participada campanha de solidariedade social existente no nosso país. O boneco “peludo e simpático”, de olhos grandes e antena que brilhava no escuro, nascia com o intuito de ajudar as cooperativas de solidariedade social, angariando fundos com a venda da “mascote” para auxílio de pessoas com deficiência mental ou multideficiências.

Outro objetivo inerente a esta iniciativa sempre foi o de sensibilizar e infomar a opinião pública sobre a problemática em causa. A iniciativa que partiu da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social e da RDP-antena1, depois de uma entrevista em 1986 com a CERCI (cooperativa de solidariedade social) de Lisboa, ainda hoje tem sucesso.

As cerca de 80 organizações beneficiárias da campanha são instituições sem fins lucrativos que prestam atendimento às pessoas com deficiência mental ou multideficiência, como centros de atividades ocupacionais, estruturas educativas.