A festa mais esperada do ano na cidade do Porto vai durar mais de um mês. Com o centro das atenções na noite de 23 para 24 de junho, uma série de eventos vai preencher a agenda portuense. Entre os dias 29 de maio e 8 de julho são várias as iniciativas, fruto de parceria entre a Câmara Municipal do Porto (CMP) e a Fundação Serralves, a Go On, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) e a organização do Optimus Primavera Sound.

Em conferência de imprensa, Vladimiro Feliz, vice-presidente da CMP e vereador do pelouro de Turismo, Inovação e Lazer, anunciou detalhadamente o plano das festas deste ano. “É um objetivo do município e da cidade, desde há muito, fazer do São João uma marca global”, diz o vereador. O programa está dividido por seis semanas de eventos.

A primeira semana fica marcada pela 9.ª edição de Serralves em Festa, que decorre entre 1 e 3 de junho. Além do que vai acontecer em Serralves, está planeada uma extensão da festa à baixa, em parceria com o projeto Manobras no Porto. Por exemplo, o compositor Alvin Curran vai poder tocar no Terreiro da Sé do Porto. Segundo Odete Patrício, diretora-geral da fundação Serralves, é importante transmitir que são atividades que “implicam a comunidade, envolvem as pessoas”.

Na segunda semana, o Optimus Primavera Sound vai trazer cerca de dez mil turistas à cidade Invicta. Dados apresentados por José Barreiros, da organização do festival. Esta semana também fica marcada pela 3.ª edição do Bairro dos Livros e pelas inaugurações simultâneas na rua Miguel Bombarda.

São João espera atrair mais de 500 mil pessoas

A parceria com a ESMAE vai ter destaque na terceira semana de festa. De 12 a 23 de junho, alunos desta escola vão animar a baixa com eventos musicais e performativos. Está também previsto um Concerto Promenade na praça D. João I, com animação multimédia e visual. Francisco Beja, presidente da ESMAE, destacou que esta programação apela “às festas da cidade”. Dia 17 de junho tem lugar a já tradicional Corrida de São João do Porto.

Durante a tarde do dia 23, os ranchos vão percorrer a cidade em Arruada. A noite começa com o Bailarico dos Aliados, às 22h30, sendo que ao mesmo tempo começa também o típico Baile das Fontainhas. À meia-noite, o fogo de artifício nas margens do rio Douro vai iluminar a cidade, num espetáculo organizado pela CMP em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Durante a noite, os bailes vão encher a baixa. O Arraial Minimal vai ter lugar na avenida dos Aliados, misturando sonoridades mais modernas e eletrónicas com música popular.

As quinta e sexta semanas incluem as Rusgas de São João, tradição única da cidade do Porto, promovidas por quatro companhias de teatro (PELE, Teatro Frio, Erva Daninha e Radar 360.º). No Palácio de Cristal terá lugar o 12.º Oporto Dance Sport Festival, evento de danças de salão. Vai-se realizar, também, o Douro Afternoon, a 30 de junho, uma festa de música eletrónica. A parceria com a Go On encerra as festividades. O Extreme Sailing Series 2012 vai decorrer de 8 a 15 de julho, numa prova de vela pelo rio Douro, que faz parte do circuito mundial.

O orçamento das festas de São João 2012 ficou nos 200 mil euros, segundo o vereador, com o auxílio de “muitos patrocínios”. Vladimiro Feliz caracterizou ainda as festas de São João do Porto como uma “flashmob que reúne mais de meio milhão de pessoas”, um evento que “só pode ser vivido no Porto”. O programa completo vai poder ser consultado aqui.