O “3 Day Startup” (3DS) surge numa altura em que muitos estudantes consideram a ideia de criar o seu próprio emprego. Havendo ideia de negócio, há quem ainda assim fique bloqueado, por razões económicas, por exemplo, ou até falta de confiança para arriscar a criação de uma empresa própria.

De 1 a 4 de junho, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), os interessados vão desenvolver uma empresa de base tecnológica, ou seja, focada a “nível da engenharia informática e eletrotécnica”, mas também de “tecnologias inovadoras na área das plataformas digitais”, “desenvolvimento de software e aplicações” e “tecnologias ligadas à saúde”. Tudo isto aliado a “uma forte componente de webdesign”, explica Christian Taveira, da organização.

Este projeto está aberto a 40 pessoas que queiram concretizar a sua ideia de negócio – mesmo que esta ainda não esteja muito pensada -, havendo uma partilha da experiência que é criar uma startup, ou seja, uma empresa em fase inicial de desenvolvimento.

No primeiro dia há uma sessão de grupo, na qual os participantes selecionam as melhores ideias a serem desenvolvidas durante o fim de semana. Cada um escolhe em que grupo quer participar e aí começa o trabalho, com a ajuda de mentores. No final há apresentações que mostram o projeto desenvolvido ao longo do 3DS, feitas a um painel de investidores e business angels.

Qualquer aluno do ensino superior pode participar, quer seja das áreas de negócio como Finanças, Gestão, Marketing, Design Gráfico, Engenharia de Software, Publicidade, Relações Públicas ou Direito. Convém que os estudantes sejam “proativos, com vontade de aprender e fazer mais”. E, claro, de criar a sua empresa.

Christian Taveira acrescenta que o evento “não é muito preenchido do ponto de vista de palestras e discursos”, funcionando antes como “um bootcamp onde se pretende que exista haja uma forte componente de trabalho prático”. “Podem esperar uma atividade dinâmica e inovadora, na qual não existem momentos parados, nem há um minuto a perder”, afirma.

Porto, cidade de empreendedores

O 3DS é um conceito “importado”, que surgiu em janeiro de 2008, criado por alunos da Universidade do Texas, em Austin. “Começou por ser uma organização de estudantes mas, atualmente, é uma corporação sem fins lucrativos”, cuja atividade foi replicada não só em outros locais da América do Norte, como também na Europa, América do Sul, Médio Oriente e Ásia.

A primeira edição portuguesa teve lugar em fevereiro, em Coimbra, trazida por um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que “pertencem a uma empresa júnior, a jeKnowledge“. Todos os projetos aí desenvolvidos estão em “fase de incubação” e Christian Taveira afirma que alguns deles apresentam “grande potencial”, havendo a possibilidade de serem “implementados ainda este ano”.

A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até amanhã. As “expetativas são altas”, até porque o Porto é das “cidades portuguesas que mais empreendedores tem por cada 100 habitantes”, conta o organizador. O ideal é que “existam projetos e ideias prontos a serem incubados e com elevado potencial para que haja investimento neles”, afirma.

O evento está a cargo da Federação Académica do Porto (FAP), com o apoio da StartUp BUZZ, uma organização que incentiva ao empreendedorismo jovem, da University Technology Enterprise Network Portugal (UTEN Portugal), que promove a comercialização e internacionalização de ciência e tecnologia portuguesas. Também a UP e uma equipa de pesquisa da Universidade do Texas apoiam esta iniciativa.

Para cumprir o mote dos “três dias, 40 empreendedores, um objetivo – criar a tua empresa”, a organização assegura o espaço, “o material, a comida, as bebidas e o café”. Aos futuros empreendedores só se pede que levem uma ideia, ou vontade de contribuir para as ideias dos colegas.