O desempregado tipo português é homem, tem mais de 45 anos e vive no norte do país. Além disso, só completou o ensino básico e já esteve à procura de emprego entre um e seis meses. Estas características podem ser encontradas no estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela que o desemprego em Portugal atingiu, no primeiro trimestre deste ano, um máximo histórico – 14,9% da população ativa.

Dos 819,3 mil desempregados em Portugal, 427,3 mil são homens. Contudo, ainda que haja menos mulheres desempregadas, a taxa de desemprego feminina é mais alta (15,1%) do que a masculina (14,8%). Isto deve-se ao facto de haver mais homens do que mulheres a trabalhar.

Além de distinguir o género, é distinguida também a região do país mais atingida pelo desemprego. Neste campo, o norte está a frente já que tinha 297,5 mil pessoas à procura de emprego, no primeiro trimestre deste ano. No entanto, o número tem ainda que ver com o facto de a zona norte ser a mais populosa do país.

Em relação à idade, existem, em Portugal, 247,4 mil desempregados com mais de 45 anos, mais 39 mil comparado com o trimestre anterior, o que faz com que este seja o grupo etário mais representado. Ainda assim, a taxa de desemprego é mais elevada entre os jovens, com 36,2% de trabalhadores entre os 15 e os 24 anos à procura de emprego.

A nível de escolaridade, o desempregado tipo só terminou o ensino básico. Existe mais de meio milhão de desempregados que só completou o nono ano de escolaridade. Contudo, mais uma vez, são as pessoas com estudos a nível do secundário e do pós-secundário, que têm a taxa de desemprego mais elevada, de 16,9%.

Por fim, o desempregado tipo já passou entre um e seis meses à procura de emprego. No primeiro trimestre de 2012, 275 mil desempregados estavam nesta situação, logo seguido pelo desemprego de muito longa duração, com 228 mil pessoas.