A realização de um estágio constitui uma mais valia para qualquer carreira. Permite que o estagiário contacte com contextos reais de trabalho, adquira experiência profissional e desenvolva competências práticas. Susana Chaves, gestora do Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior das Empresas (PEJENE), afirma que a realização de um estágio tem inúmeras vantagens, como “a valorização do curriculum vitae e a oportunidade para colocar em prática a aprendizagem teórica adquirida durante o processo educativo”. Completam-se e aperfeiçoam-se competências, desenvolvem-se capacidades e enriquece-se o perfil profissional”, refere a gestora.

Além disso, Susana Chaves acredita que estes programas permitem desenvolver competências importantes num estagiário que “aprende a lidar com hierarquias, a gerir um horário de trabalho, a desenvolver hábitos de pontualidade e assiduidade, a trabalhar em equipa”. A gestora do PEJENE acredita que um estagiário deve “ser assíduo e pontual, criativo, empreendedor, inovador, dinâmico, responsável e disponível”, adianta Susana Chaves.

Um estagiário deve ter, ainda, competências linguísticas, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação e capacidade de decisão. Deve ajudar os colegas de trabalho, não contestar o horário, absorver o máximo do estágio, aprender a estar nas redes sociais, ser educado e demonstrar interesse.

É importante que esteja sintonizado com o mercado, que demonstre curiosidade e traga ideias para o grupo. Tem de administrar bem o tempo e produzir com qualidade. O estagiário deve estar atento e aproveitar esta oportunidade para alargar os seus conhecimentos. Para o estágio correr da melhor forma, é necessário que se contorne a insegurança e a inexperiência.

Susana Chaves acredita que o estágio “é a ponte perfeita para estabelecer os primeiros relacionamentos com profissionais da área e começar a criar uma rede de contactos, uma ferramenta que se revelará muito útil ao longo de toda a carreira”, refere a gestora.