Em 2011, a Federação Académica do Porto (FAP) organizou, pela primeira vez, as “Jornadas de Empreendedorismo Diogo Vasconcelos”. No seguimento deste evento foi lançada a primeira edição do Concurso de Empreendedorismo com o mesmo nome. A primeira edição estendeu-se até 2012, sendo que a final do concurso se vai realizar no Pálácio da Bolsa, sábado, 19 de maio, pelas 15h00.

A FAP vai permiar, pela primeira vez, um projeto de empreendedorismo na vertente social. São cinco as candidaturas que foram pré-selecionados para a final: Global University, INvita, Projecto Talent Abroad, Stand Team e Startup Pirates. Os projetos vão ser sujeitos a uma avaliação presencial por parte do júri, onde os finalistas terão a oportunidade de interagir com o júri e responder a algumas questões.

A primeira edição dos prémios Diogo Vasconcelos vai contar com a presença dos secretários de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, e do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre.

Ao JPN, Cláudio Carvalho, vice-presidente da FAP, confirma a repetição do concurso em 2012, bem como das jornadas, e espera que “envolva mais candidaturas e mais participantes”. A FAP está a apostar tudo nesta atividade, visto que é uma nova franja de atuação e que a federação “acredita na capacidade das pessoas e por isso é que dá essas ferramentas para que elas possam aproveitá-las da melhor forma”, diz.

Para o ano, Claúdio Carvalho acredita que haverá “candidaturas com valor para serem premiadas”. Quanto às candidaturas desta 1.ª edição, acrescenta que “é essencial as pessoas terem preocupações sociais e arranjarem soluções para resolver esses problemas”.