O Manobras 2012 inicia, esta sexta-feira, o ciclo de trabalhos que terá lugar até às festividades de Natal deste ano. Em conferência de imprensa, foram anunciados algumas das principais iniciativas do programa do Manobras para 2012. O projeto, nascido em 2010, convidou as pessoas a descobrirem melhor o Porto e o centro histórico, a construir um futuro diferente.

Balanço de 2011

Em 2011, o projeto trouxe um total de 99 projetos, em 327 eventos num público estimado em mais de 130 mil pessoas. Hugo Neto, da Porto Lazer, referiu que o projeto é “já uma mais valia para a cidade”. Alguns projetos de 2011 transitam para este ano, pelo que Hugo Neto afirma que é a possibilidade de criar sustentabilidade entre os projetos criados numa “lógica de partilha conjunta”. Já o diretor executivo do Manobras no Porto, Carlos Martins, referiu que o Manobras se tornou “numa pequena grande aventura, humilde mas ambiciosa”, além de uma “plataforma para novas ideias”.

Manobras no Centro Histórico 2012

São três os modos de ação do Manobras este ano: fainar, laurear e cismar. “Fainar” é o modo de trabalho, que é o ponto em que o projeto se encontra neste momento. A fase “laurear” vai chegar em junho e tem o ponto alto em setembro, de dia 28 até dia 7 de outubro, com os dias de manobras. Por fim, a fase “cismar”, de reflexão, onde há uma fase de ponderação sobre os projetos.

Este ano, o projeto vai englobar 300 membros e 38 projetos de longo curso em 67 oficinas participadas. Serão quatro as praças de manobras, acolhendo mais uma relativamente ao ano passado. O Passeio das Virtudes, o Miradouro da Vitória e o Miradouro da Sé permanecem, ao passo que os Arcos de Miragaia vão agora acolher novos eventos.

Um dos pontos cruciais do Manobras são as ‘empatias‘ com a programação habitual da cidade. O Serralves em Festa e o São João entram na programação do Manobras. Também iniciativas como o “Monopólio”, onde os participantes podem adquirir edifícios, monumentos, jardins e até mesmo o Oceano Atlântico, entram na programação. Destaque ainda para a “Sinfonia Erasmus”, o FITEI, que vai dar voz à experiência dos estudantes estrangeiros na cidade do Porto. Também a Digitópia, um projeto da Casa da Música, faz parte da secção empatias.

As “energias da cidade” também são aproveitadas, com projetos como “Porto Próximo”, “Cantina do Manobras” ou “Mãos ao Largos”, uma iniciativa da ESAP, que pretende ‘resgatar’ o Largo de São Domingos, junto à rua das Flores, do estacionamento, ocupando-o com atividades.

Os “processos de investigação” não são esquecidos, com destaque para o “Apanha-me se puderes!”, uma iniciativa do Manobras em parceria com o Curso de Especialização em Design e Desenvolvimento do Produto da FEUP.

Oupa, Binde, Bam’bora

A convocatória abre esta sexta-feira ao público, numa iniciativa dirigida a todos os que queiram mudar alguma coisa na cidade e responder às questões colocadas bem no início do projeto: “Que cidade é esta? Que cidade queremos ver?”. Oupa, Binde e Bam’bora são o mote para a chamada de todos os que queiram ‘manobrar’ alguma coisa na cidade. As candidaturas, que vão estar abertas até 29 de junho, são divididas em cinco enquadramentos possíveis – exibições, instalações, processos, conversas e documentação.

Anselmo Canha, coordenador de Conteúdos do Manobras, explicou cada um dos parâmetros, desafiando à “narrativa e ao discurso” na documentação e apelando às pessoas para serem “elas mesmas”.

“Uma fé imensa no futuro desta cidade”

Vladimiro Feliz, vice presidente da Câmara Municipal do Porto, manifestou a satisfação em receber um projeto no Porto que pode transformar a zona baixa da cidade numa zona “prime”. Vladimir Feliz salientou o facto de ter que haver uma colaboração por parte dos cidadãos, num equilíbrio essencial.

O vice-presidente da Câmara Municipal do Porto deixou claro que iniciativas como o Manobras “desafiam o retorno” com a continuidade dos projetos, além do investimento que implica. O empreendedorismo é ponto essencial, ao cruzar as iniciativas do Manobras com alguns dos pontos da cidade do Porto, como é o caso das festividades de São João.