O National Geographic Channel entrou nos estúdios da Electronic Arts, empresa que cria os jogos FIFA, no Canadá e ficou a conhecer o trabalho diário de quem constitui a produção do FIFA 12. O documentário “EA Sports: FIFA 12”, insere-se na série documental “Mega Fábricas”.

Analisar todas as jogadas, estudar as táticas e verificar os números é o que faz a equipa de produção composta por 400 pessoas. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os jogadores mais estudados pela EA Games e os movimentos do último são os mais difíceis de captar.

FIFA 12 é mais realista que o jogo do ano anterior. No documentário é possível ver como são captados os movimentos e o visual dos jogadores, através da técnica de captura de movimentos. Esta técnica é muito utilizada em cinema de animação e permite criar uma cópia muito semelhante ao jogador real. Jogadores como Kaká e Benzena figuram no documentário e contam como é fazer parte de um jogo virtual.

O FIFA 12 contém 32 ligas oficiais, mais de 500 clubes de futebol e uma formação que inclui mais de 15 mil jogadores de todas as partes do mundo.