Afonso e Jorge Vareta, estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), estão entre os 25 atletas pré-convocados para a Seleção Nacional Universitária de rugby, seleção esta que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Rugby de Sevens 2012.

Apesar de a convocatória definitiva só ser conhecida no final do próximo mês, os atletas vão ser observados pelo selecionador nacional Luís Pissara. Afonso Vareta está a frequentar o 3.º ano da licenciatura em Ciências do Desporto, no ramo de Gestão Desportiva. O primo, Jorge Vareta, está no 2.º ano do mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

Afonso considera a convocatória especial porque participou em torneiros universitários durante três anos e este ano acabou por ser chamado à seleção universitária. “Espero conseguir estar nos convocados para o Mundial em França. Vou dar o melhor que sei para poder integrar a equipa e poder defender o titulo de Campeão do Mundo universitário”, diz o desportista, ao JPN.

De recordar que Portugal é o atual campeão mundial universitário, título conseguido na competição organizada em 2010 pela Universidade do Porto. Afonso Vareta acredita que “Portugal pode revalidar o titulo, mas para isso vai ter que trabalhar muito”. “Temos uma concorrência muito forte com grandes seleções a quererem o título de campeão”, salienta.

O Campeonato do Mundo vai ter lugar na cidade de Brive-la-Gaillarde, no centro de França, entre os dias 11 e 13 de julho. Afonso joga pelo CR Arcos de Valdevez e Jorge pelo Belenenses, onde disputam o Circuito Nacional de Sevens.

Notícia atualizada às 16h48 de 23 de maio de 2012