O governo tem a intenção de utilizar os desempregados e benifeciários do Rendimento Social de Inserção (RSI) em ações de gestão e vigilância das florestas, com a finalidade de ajudar na prevenção de incêndios.

O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D’Ávila, disse aos deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar que os ministérios da Agricultura, Administração Interna e Economia estão a elaborar um protocolo que tem como finalidade a disponibilização de desempregados e beneficiários do RSI para a colaborarem em algumas tarefas de prevenção de incêndios florestais.

Filipe Lobo D’Ávila afirma que o projeto é recuperar o modelo desenvolvido pelo anterior governo socialista, com a diferença de que, agora, pretende-se um maior acompanhamento no desempenho das tarefas.

O secretário de Estado disse ainda que desempregados e beneficiários podem realizar funções nos postos de vigia, da responsabilidade da GNR, e efetuar ações de limpeza nas florestas, ordenamento do território e gestão do combustível existente.