De 24 a 26 de maio realiza-se a 5.ª edição da Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto (SPIE). O evento internacional pretende cultivar a atitude empreendedora e inovadora e decorre nas instalações da Faculdade de Engenharia da UP.

Em entrevista ao JPN, Vasco Sousa, presidente do Clube de Empreendedorismo da UP, afirma que o principal objetivo da SPIE passa por “espicaçar para a temática de empreendedorismo, procurando fazer com que as pessoas despertem para a temática do empreendedorismo e despertem o seu sentido de proactividade, cada vez mais necessário no país”.

Apesar de o evento estar acessível a docentes, não docentes e ex-alunos da UP, os principais destinatários são os atuais alunos da UP.

Três dias dedicados ao empreendedorismo

Durante três dias consecutivos, os participantes vão poder participar nas mais variadas conferências e workshops relacionadas com o empreendedorismo, o que lhes vai proporcionar uma experiência mais prática. Segundo Vasco Sousa, a iniciativa pretende, acima de tudo, “preencher a carga extracurricular que às vezes falta a muita gente”. “Por vezes existe uma boa base teórica, mas há uma carência na vertende proativa.”

O programa deste ano da SPIE é diversificado e aposta em “conferências e workshops de temas que vão desde o empreendedorismo por conta de outrem, até uma conferência que vai fazer uma homenagem à cidade do Porto, para perceber de que forma o turismo pode ser visto como um fator de dinâmica local”, refere o presidente do Clube de Empreendedorismo.

Este ano, o networking vai ocupar um lugar de destaque nesta semana. Na quinta-feira, dia 24, vai decorrer o “Networking no churrasco”, pelas 20h30, nas instalações da FEUP. “Será um espaço de puro networking, que o fomente entre as pessoas e em qualquer área, e no qual iremos contar com a presença do programa da Sic Notícias ‘The Next Big Idea’, que vai dar a oportunidade aos alunos de mostrarem as suas ideias a todo o país”, revela Vasco Sousa.

Dia 25, o destaque vai para a conferência “Conselhos de um líder a um jovem universitário”, pelas 17h00, e que vai contar com a presença de José Redondo, CEO da Licor Beirão, entre outros oradores. O terceiro e último dia da SPIE é marcada pela conferência “O turismo como exemplo de dinâmica local”, que vai decorrer na Reitoria da Universidade do Porto, às 16h30.