O leque das aplicações grátis para iPad cresceu. A Niiiws é a nova “app” criada por portugueses há menos de uma semana. Esta aplicação agrega as notícias da imprensa nacional que estão a ser mais comentadas nas redes sociais.

A ideia original é de João Martins, CEO da muchBeta, o design é assinado por Luis Vaz, Filipe Pina é o programador e Tiago Alves é o “iOS developer”.

“As notícias que vão aparecer na Niiiws são as mais comentadas e com mais ‘likes’ no Facebook, por exemplo” explica João Martins. A Niiiws tem um marcador que permite ao utilizador receber diferentes notícias, de acordo com as suas preferências. Para além disso, esta app “vai buscar notícias por autor, tags e fontes”, conta.

A app que mais se aproxima da Niiiws seria a Zite. No entanto, João Martins não está seguro que possa haver uma igual à Niiiws. “Que eu tenha visto, não há outra em lado nenhum”. Dizem querer resolver o problema entre as pessoas e os jornais. “Não interessa se uma notícia é do jornal A ou do B, o que importa é que por alguma razão foi a mais comentada nas redes sociais”, argumenta. Claro que não há nenhum certificado de qualidade, mas a Niiiws leva ao utilizador não apenas o que ele quer, mas também as notícias com mais destaque na Internet.

A Niiiws é gratuita e está disponível na Appstore. Como qualquer outra aplicação, o processo é simples: descarregar e começar a utilizar.

João Martins aparece como CEO da muchBeta (empresa que cria aplicações web para outras empresas), e apresenta-se como licenciado em Direito. Está à frente da Niiiws e pretende expandir esta aplicação para Inglaterra, Espanha e Irlanda.