Às 16h00 de sexta-feira os portões da Bela Vista vão abrir para a edição 2012 do Rock In Rio Lisboa. Do palco Mundo ao Sunset, do Vodafone à Eletrónica, são mais de 80 os artistas na playlist do “maior festival de música do mundo”, que vão estar em Lisboa nos dias 25 e 26 de maio e de 1 a 3 de junho. Apesar da abertura de portas ao público já ter hora marcada, quem vai ficar do lado de fora é a crise.

JPN no Rock in Rio Lisboa

O JornalismoPortoNet vai estar presente no Rock in Rio Lisboa. Acompanhe todos os momentos do festival no site do JPN.

Desde 2004 que o Rock In Rio se instalou em Lisboa, mas foi este ano que reuniu o maior investimento até à data. São 25 milhões de euros distribuídos pelos três espaços de concerto, roda gigante, montanha-russa e outras animações de rua. Na conferência de imprensa de apresentação, Roberta Medina, filha do criador do festival, considera que a aposta é no risco. “Se você trava na crise é suicídio”, afirma.

No palco Mundo os nomes são sonantes. No primeiro dia do festival, e diretamente do Rock In Rio Brasil, chega a sonoridade dos Metallica, que vão dar um concerto dedicado ao álbum de 1991, Black Album. Mas antes das 23h30, hora em que a banda entra em palco, o público vai poder ainda ouvir os brasileiros Sepultura, Evanescence e Mastodon, que prometem não desapontar os fãs da música mais pesada.

O palco Sunset também não vai desiludir na sua estreia de 2012. Os Ramp com Teratron abrem às 17h00, seguido dos portugueses Mão Morta com Pedro Laginha, que só vão terminar para dar lugar aos Kreator com Andreas Kisser, às 19h50. Se estes nomes ainda não agradarem, vão passar pelo palco Vodafone os We Are Damned, às 17h50, os portuenses O Bisonte às 19h50, o rock pesado dos Miss Lava às 21h30 e, para fechar, os Devil in Me marcados para as 23h10.

Depois da noite do metal chega o dia 26 que dá alento aos fãs do rock. A estrear o palco Mundo estão os Limp Bizkit, que atuam em Madrid no dia anterior, os já repetentes Offspring e Linkin Park e os Smashing Pumpkins de Billy Corgan, que voltam a Portugal após encherem o Campo Pequeno em dezembro do ano passado.

Se a inclinação for mais para o “bom gosto português”, o palco Sunset é uma alternativa. Nomes como Rita Redshoes, Mafalda Veiga e os “veteranos” Xutos e Pontapés mostram que a música nacional ainda toca nos ouvidos do público. A banda de rock português vai juntar-se em palco com os brasileiros Titãs numa colaboração que se estreia na Bela Vista, após passar pela edição do festival no Brasil.

Se o rock internacional do palco Mundo ou as colaborações do Sunset não chegarem para satisfazer os caprichos dos fãs, a música alternativa do palco Vodafone pode ser a solução. O palco é o primeiro a abrir, às 16h30, com os Larkin, seguido de Murdering Tripping Blues e do rock descarrilado dos Youthless. Para fechar, sobem ao palco os The Glockenwise e os nova-iorquinos Oberhofer.

A música Electrónica invade o festival

Não são só o rock e o metal que marcam presença nos primeiros dias do festival. O espaço Eletrónica Heineken é uma alternativa para os que querem deitar-se um pouco mais tarde e continuar na Bela Vista após acabarem os concertos nos palcos principais. O dia 25 de maio recebe os Bis Boys às 21h00 e só fecha às 02h30 com o drum and bass dos Chase & Status. Mas antes do duo londrino animar os mais notívagos, passam pelo espaço That Lovely Bastard, Leo Janeiro, Life is a Loop e o dj e produtor belga Dr. Lektroluv.

O dia 26 de maio também vai contar com nomes conceituados no que toca à musica eletrónica. Antes da atuação final do dj belga The Magician, às 02h30, vão passar nomes como Mirror People, o dj e apresentador de rádio da Antena 3 Miguel Quintão, The Discotexas Band Live, os Punks Jump e os Azari III Live para abrir o apetite.

Nova Orleães chega a Lisboa

A edição do Rock In Rio 2012 vai dar um novo look à Bela Vista. A Rock Street, já presente no Rio de Janeiro, é uma rua cenográfica com um ambiente alegre e divertido inspirado em Nova Orleães, onde o público pode encontrar concertos com artistas do mundo do jazz e do blues, músicos, malabaristas, acrobatas, mágicos, homens estátua, cartomantes, caricaturistas e muitas outras surpresas. Para além disso, a rua ainda terá espaços comercias como lojas, bares e restaurantes.

Mas como não há música que resista a uma dança, esta edição vai inaugurar uma outra rua dedicada a esta forma de expressão. A Street Dance pretende levar os diversos estilos de dança urbana ao Parque da Bela Vista. Das 16h30 às 23h30, a dança urbana invade a Street Dance, com diversas animações para o público, protagonizadas por um DJ e um MC e uma “dance crew” residente.

Quem viajar do norte do país terá um comboio de regresso a casa com partida do Oriente às 03h20, com paragens em Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho, Gaia e Porto-Campanhã. Quanto ao tempo, espera-se céu pouco nublado com a descida da temperatura máxima, segundo o Instituto de Meteorologia.

Para quem for para o recinto sem bilhete, pode adquirir os ingressos nas bilheteiras à porta, abertas das 12h00 até à meia noite. Os bilhetes para cada dia custam 61 euros e a entrada VIP fica a 240 euros.