A Universidade do Minho (UM) recebe, entre o dia de hoje, segunda-feira, e amanhã, em Guimarães, o “3rd MIT Portugal Conference: Excellence in Engineering for Innovation in Global Markets”, subordinado ao tema “MIT Portugal Initiatives – Reaching the Society”. A ideia é debater o que levou a esta nova tendência empresarial em Portugal e como é que a sociedade irá beneficiar, ou se já beneficia, com as mudanças no mundo económico. O objetivo central passa por analisar a parceria entre o Massachussets Institute of Technology (MIT) e Portugal.

Corte de financiamento ao MIT Portugal

Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), afirmou que não vai haver tanto financiamento público disponível para o MIT Portugal. Estão a decorrer negociações para a renovação do projeto MIT Portugal para os próximos cinco anos, mas Miguel Seabra explicou que, além de não haver tanto dinheiro disponível para estas parcerias, há a necessidade de novos financiadores, tais como universidades e entidades públicas e privadas americanas.

O acordo entre o governo português e o MIT, que dura desde 2006, concretiza-se no Projeto MIT Portugal e envolve diversas instituições de ensino superior (entre elas a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), laboratórios nacionais e empresas, sendo que a área de excelência é a engenharia. Agora, pretende-se fazer o balanço desta cooperação e dar espaço aos alunos para apresentar os seus projetos e empresas desenvolvidos no seio desta “aliança”.

Durante o dia de hoje, segunda-feira, decorrem uma série de debates com oradores do MIT e de diferentes universidades e empresas do país e “amanhã o dia é dedicado ao público mais jovem”, explica Sílvia Castro, diretora de comunicação do MIT Portugal, uma vez que se apresentam e votam os melhores projetos e empresas que os alunos criaram.

A entrada no evento, no Azurém Campus, é livre mas é necessário um registo à chegada. Depois da passagem por Lisboa e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o evento chega, este ano, à UM, que também é uma das universidades parceiras do Projeto MIT Portugal.

Para Sílvia Castro, esta conferência na UM “serve para a divulgação científica num campus que é muito jovem e com muitos cursos”. O facto de Guimarães ser a Capital Europeia da Cultura ajuda a juntar o “útil ao agradável”.