Nuno Azevedo, administrador delegado da Fundação Casa da Música, abriu a conferência de imprensa, esta terça-feira, 29 de maio, com “boas notícias”. “A Casa da Música vai ter Verão na Casa”, afirmou.

Entre 22 de junho e 29 de julho, são muitos os nomes que sobem aos palcos da Casa da Música, quer dentro do edifício, quer na esplanada ou no terraço do restaurante, onde decorrerão 19 dos 53 eventos previstos. “A tónica será na música festiva, alegre, que possa atrair outros públicos”, refere o diretor artístico e educativo da Casa da Música, António Jorge Pacheco.

Contrariamente ao que sucedeu em 2011, a “Casa para em agosto em termos de programação”, afirma António Jorge Pacheco. O encerramento, aliado à política de mecenato, permite que a qualidade da programação ao longo do ano não seja afetada. “Entrar por agosto significava degradar a qualidade para fazer mais e isso nós não fazemos”, assegura. “Neste contexto, conseguir esta programação é algo que deve ser valorizado e, em agosto, as pessoas também procuram outros destinos”, acrescenta.

Uma programação alternativa

Com 33 concertos gratuitos, como a 1.ª Linha Soundsystem, o atuação de Pedro Vidal, guitarrista dos Blind Zero, ou Norton, a Casa da Música não esquece o serviço público. “No período de verão há muita oferta, queremos apresentar propostas alternativas”, reforça Pacheco.

A programação de verão arranca com ritmos de música de dança de várias zonas do globo com um Clubbing DJ, nos bares da Casa da Música, que marca a estreia nacional da editora Coméme. Ainda em junho, a 27, destaca-se Vitorino em “Ergue-te ó Sol de Verão”, um concerto de homenagem a Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. A música electrónica de Matthew Herbert e Nicolas Jaars é apresentada, no dia 30, no projeto Darkside.

Como tem sido habitual, o São João é celebrado na Casa da Música pela Orquestra Sinfónica do Porto, com entrada gratuita. Também gratuitamente, o público vai poder assistir, nos dias 28 e 29, a um “Best of Música na Rua”, em que os melhores grupos que nos últimos anos atuaram nas estações de metro do Porto sobem ao palco na Esplanada da Praça, no exterior do edifício.

Em julho, a música popular brasileira sobe ao palco da Sala Suggia, no dia 2, com Milton Nascimento, que apresenta uma reedição do álbum “Clube de Esquina”, de 1972. Destacam-se, igualmente, Ponto de Equilíbrio, com um reggae brasileiro, Playing for Change, Terri Lyne Carrington que partilha o palco com Dianne Reeves, no jazz, António Zambujo, no fado, que apresenta o seu quinto álbum, e Groundation, no reggae, nos dias 3, 11, 16, 21 e 24 respetivamente.

Aposta no jazz

Para colmatar a falta de jazz na Casa da Música, a aposta recai sobre a ESMAE Big Band, em que a classe de canto do Curso de Jazz daquela escola explora a voz, os combos de Jazz da Escola de Música Valentim de Carvalho, Kiko & The Jazz Refugees e a Orquestra da Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho.

Os preços para os concertos do Verão na Casa variam entre os 3 e os 17 euros, com descontos para os amigos da Casa da Música. Agora sem contar com o apoio do Turismo de Portugal, a instituição alia-se a dez dos seus fundadores e à Unicer para garantir a edição de 2012 e “proporcionar momentos de alegria e entretenimento inteligente”, remata o diretor artístico e educativo da Casa da Música.