A eleição do Porto como “Melhor Destino Europeu 2012” pela European Consumers Choice foi o mote para o lançamento do Porto 360º, pela SpheroVision.

A empresa pretende homenagear este feito e, para isso mesmo, dá a oportunide de, através de um computador ou iPhone, visitar tudo o que a cidade tem para oferecer. Miguel Lemos, responsável da SpheroVision, explicou ao JPN que este projeto foi uma forma que encontraram de, através daquilo que é o seu trabalho, “homenagear a cidade do Porto”.

A SpheroVision, empresa portuguesa sediada no Porto, tem desenvolvido aplicações e sites que disponibilizam imagens a 360 graus para visitas virtuais. Estas visitas podem acontecer a cidades, como é o caso do Porto 360º.

Este projeto permite aos visitantes a visita virtual a locais emblemáticos da cidade do Porto, quer seja através de computadores quer de smartphones ou tablets. Na mesmo imagem, nada fica esquecido: bares, restaurantes e lojas podem ser encontradas. A aplicação para iPhone e iPad permite, inclusive, o movimento da imagem à medida que o aparelho também se movimente.

Até agora estão disponíveis cinco “spots” de visita: avenida dos Aliados, Casa da Música, Palácio da Bolsa, Ponte Luís I e Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Mas a empresa não pretende ficar por aqui. A criação de mais “spots” está prevista, assim como a criação de um modelo de negócio próprio.

Miguel Lemos destaca que o projeto não é para ficar parado. “Tem tudo para evoluir, caso o mercado assim o pretenda”, acrescenta o responsável. O modelo de negócio visa contribuir para o crescimento independente do próprio portal.

Este é um “projeto sustentável no tempo que pode ser replicável noutras cidades”. “O interesse que o projeto teve junto da sociedade e do mercado fez com que nós o olhássemos com outros olhos e achámos que seria interessante continuar a alimentar esta ideia”, explica Miguel Lemos. O mapa pode ser “visitado” aqui.