A cidade de Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012 propõe-se a realizar um vasto projeto de intervenção em edifícios com importância histórica e patrimonial para a região. Através da requalificação e criação de espaços de uso coletivo, a CEC 2012 aposta na criatividade e no conhecimento como marcos de uma cidade dedicada à cultura. O JPN apresenta, agora, os projetos dos edifícios reabilitados.

Plataforma das Artes e da Criatividade

O projeto visa a transformação do antigo Mercado de Guimarães num espaço dedicado à atividade artística, cultural e económico-social com abertura prevista para junho de 2012. O espaço, com um valor global de investimento de cerca de 16,6 milhões de euros, estará divido em três grandes áreas dedicadas a temáticas específicas.

O Centro de Arte acolherá, de modo permanente, a “Coleção José Guimarães”, bem como uma área de exposições temporárias e espaços polivalentes destinados a atividades complementares de apresentações e pequenos espetáculos. Os Ateliers Emergentes de Apoio à Criatividade são espaços dedicados a jovens criadores que pretendam desenvolver projetos temporários, em diversas áreas. Os Laboratórios Criativos consistem em gabinetes de apoio empresarial destinados ao acolhimento de atividades relacionadas com as indústrias criativas, apostando na inovação e em projetos empreendedores.

Laboratório de Paisagem

Num antigo edifício industrial tem lugar o laboratório que pretende ser um equipamento que se propõe descodificar a realidade paisagística envolvente. O espaço funciona como um “observatório”, gerando um espaço de reflexão sobre a paisagem atual. O projeto tem abertura prevista para este mês, depois de um investimento estipulado em cerca de 1,3 milhões de euros.

Casa da Memória

Pretende ser o local onde os habitantes refletem sobre as suas raízes, tradições e memórias, e onde os visitantes podem experimentar as tradições da comunidade vimaranense. Vai ser um pólo de atração turística que visa complementar a oferta existente e tirar partido da utilização das tecnologias de informação e comunicação mais inovadoras. A antiga fábrica de plásticos Pátria foi o local escolhido para a criação desta “Casa da Memória”. A obra tem valor global de investimento de cerca de 3,9 milhões de euros.

Instituto de Design

A antiga fábrica da Ramada acolhe o Instituto de Design, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (CMG) e a Universidade do Minho (UM). O projeto visa a criação de uma unidade de valorização e visibilização do design através do desenvolvimento e difusão de novas ideias, iniciativas e projetos. O investimento na infra-estrutura rondou os 3,7 milhões de euros.

Centro Avançado de Formação Pós-Graduada

Este centro resulta também da parceria da CMG e da UM, com vista à reabilitação e refuncionalização de um antigo edifício industrial. Propõe-se a fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, a potenciar a oferta do ensino pós-graduado e a promover a formação multidisciplinar em função das necessidades e perspetivas da economia local. O projeto tem como valor global de investimento cerca de 3,3 milhões de euros.

Centro de Ciência Viva

É mais uma parceria entre a CMG e a UM que transformará a antiga fábrica Âncora num interface lúdico e educativo, de acesso a toda a comunidade. O centro, com abertura prevista para o primeiro semestre de 2012, tem um custo de 987 mil euros. O Centro de Ciência Viva promete potenciar a compreensão dos processos de transformação e criação de novos produtos,bem como o conhecimento da evolução das técnicas de manufatura em ligação com a ciência e a tecnologia.

Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura (CAAA)

O projeto do CAAA pretende apoiar, divulgar e estimular a criação e aplicação de novos métodos de produção e interação entre as várias áreas artísticas. O edifício da antiga fábrica Confil é o palco do centro que se assume como um novo canal de acesso à arte e arquitetura contemporânea. No espaço será garantido o apoio técnico e físico aos artistas que farão uso dos vários espaços artísticos.

Fábrica ASA

O espaço da antiga fábrica de lencóis ASA foi reconvertido em condomínio empresarial, plataforma criativa, lugar de trocas, fusão e experiências. O projeto onde está a funcionar um auditório, um estúdio de rádio, livraria e zonas expositivas já está aberto ao público. O objetivo é que os visitantes participem na reinvenção do passado.