Esta quarta-feira, 30 de maio, a Comissão Europeia revelou dados sobre a adesão dos europeus a leis contra o tabagismo mais rigorosas. O inquérito foi aplicado a 26751 pessoas nos 27 estados que pertencem à União Europeia (UE), entre fevereiro e março do ano passado. As opiniões recolhidas contrastam com os dados sobre o consumo de tabaco na Europa: 28% dos cidadãos da União Europeia com mais de 15 anos são fumadores.

De acordo com os resultados do inquérito, 60% dos inquiridos concordam que os lojistas não deviam deixar as embalagens de tabaco à vista dos clientes e que se deveria reduzir o uso de cores e aromas atraentes na composição das mesmas.

Apesar de já ser proibido fumar em espaços públicos fechados, 28% dos europeus declaram ainda estar expostos ao fumo em cafés e bares e 14% em restaurantes. Simultaneamente, 61% dos fumadores dizem já ter tentado deixar de fumar e 73% estão a favor da introdução de medidas para proibir o tráfico ilícito de tabaco, independentemente do aumento que isso possa provocar nos preços.

Em Portugal, as pessoas começam a fumar aos 17 anos, apesar da maioria se situar na faixa entre os 15 e os 18 anos. Contudo, 45% dos portugueses admitiram no inquérito já terem tentado deixar de fumar, cerca de 84% sem ajuda. O principal motivo para os portugueses deixarem de fumar é a preocupação com a saúde.

Em média, um português consome cerca de 14 cigarros por dia e, para 88% dos inquiridos, o sabor é crucial na escolha do tabaco. Ainda de acordo com este estudo, na União Europeia o tabagismo representa, por ano, 700 mil mortes prematuras.