A partir de hoje, e pela primeira vez na história do jornal do Vaticano “Osservatore Romano“, vai ser publicado um suplemento dedicado às mulheres do mundo católico, que sairá na última quinta-feira de cada mês.

Composto por quatro páginas a cores, a publicação é editada por mulheres e pretende acentuar o seu papel no mundo e na igreja. Lucetta Scaraffia é historiadora, e estará à frente do projeto, ao mesmo tempo que conta com a colaboração de Giulia Galeotti.

O suplemento recebeu o apoio do Papa Bento XVI que, em 2009, apelou na Terra Santa que “a igreja e a sociedade como um todo precisam do carisma profético das mulheres”.

O objetivo da publicação passa por divulgar as notícias que se referem às mulheres, em áreas que vão desde a cultura à investigação.

Assim, esta iniciativa pretende atingir um alcance internacional, sem se restringir apenas à comunidade católica, o que pode ser possível graças à colaboração de escritores não-católicos.

O suplemento mensal vai, deste modo, ao encontro da necessidade da Igreja de reconhecer o papel da mulher que, ao longo da história do cristianismo, saiu subvalorizado, quer devido ao contexto cultural, quer devido a preconceitos persistentes.