Depois do dia de arranque, pintado de negro, em que a música pesada pisou o palco do Rock in Rio, e do dia 26 de maio, em que o rock dos Linkin Park gastou a garganta dos milhares de fãs, a Bela Vista ainda tem muitos trunfos na manga. Dos portugueses Expensive Soul e “Xutos”, aos ritmos quentes de Ivete Sangalo, os nomes que vão passar pelos palcos vão trazer magia ao público.

Fim-de-semana quente na Bela Vista

Para os que estão a pensar no que devem levar vestido, a sexta-feira promete ser bastante quente, com a temperatura máxima a rondar os 30º. Sábado a temperatura desce e podem aparecer algumas nuvens, que vão marcar presença no dia de domingo, que se prevê ser o mais frio. O JPN vai estar por lá, a acompanhar a par e passo a edição 2012 do Rock in Rio.

E porque de magia se fala, os autores do sucesso “O amor é mágico”, Expensive Soul, são os primeiros a pisar o palco mundo, às 19h00, depois da semana de “descanso”. A seguir quem vai “levantar poeira” é o já habitual samba de Ivete Sangalo. O pop-rock norte-americano dos Maroon 5 vai também justificar a vinda de muitos fãs, que podem também ter que esperar muitas horas para assistirem ao concerto seguinte na fila da frente: o cabeça de cartaz Lenny Kravitz regressa, assim, à Bela Vista.

Mas os Expensive Soul não são os únicos portugueses a marcar o dia de “regresso” do Rock in Rio. No palco Sunset, o primeiro a abrir, vão estar os Osquestra Todos, às 16h20, seguidos dos The Black Mamba que se vão juntar ao ex-vocalista dos Toranja, Tiago Bettencourt. Para os fãs de música mais experimental, junta-se a colaboração Orelha Negra e Hyldon & Kassin, às 18h20. Para encerrar a sexta-feira no palco Sunset, Boss AC com Zé Ricardo, Paula Lima e Shout!.

Para os fãs da música eletrónica, o dia 1 de junho pode ser um dos mais marcantes no palco Heineken. Considerado o melhor dj do mundo pelo top 100 do Resident Advisor, Jamie Jones vem pela primeira vez ao Rock in Rio “defender o título”. Mas antes do Tech-house britânico, às 02h30 passam por este palco José Belo & Zé Salvador, Magazino, Kings of Swingers, Dyed Soundorom e o dj americano Maceo Plex.

O dia 2 de junho fica marcado por receber no palco Mundo grandes nomes do pop-rock internacional. No dia em que o último concerto, o de Stevie Wonder começa mais tarde, à 01h00, vão aquecer o palco os portugueses The Gift, que também marcaram presença na edição do festival no Brasil. Depois da “Primavera” dos The Gift chegam dois nomes especialistas em invadir os “tops”. Joss Stone, às 20h30, e Bryan Adams, às 22h00, prometem animar a noite a preparar o público para a última atuação.

O palco Sunset vai trazer The Monomes, às 17h00, que vão alinhar com a portuguesa que ficou famosa por causa do seu canal youtube, Ana Free. De seguida, os energéticos Amor Electro juntam-se com Moska, que vão preparar o palco para Luís Represas e João Gil, com o carismático Jorge Palma. Para encerrar, os Los Pericos trazem o melhor do reggae e ska argentino.

O Eletrónica Heineken traz nomes como dj Poppy, o português Miguel Rendeiro, os Johnwaynes, que estão na sua tour, The Martínez Brothers, e, para encerrar, a dupla Masters at Work.

Os que mal podem esperar para ver Bruce Springsteen, vão ter que chegar bem cedo ao recinto. O dia 3 de junho, último dia do festival, vai contar com o cantor que regressa a Portugal 19 anos depois e vai trazer alegria aos milhares de fãs que anseiam pelo regresso de êxitos como “Born to run”, “Born in the USA”, “Streets of Philadelphia”, mas também pela apresentação do novo álbum, lançado em março, “Wrecking Ball”.

Mas antes do prato principal, o palco Mundo tem outros que prometem deixar os fãs da música rock com água na boca. Kaiser Chiefs abrem as hostilidades às 19h00, seguidos de James, às 20h30. Antes de Bruce Springsteen & The E Street Band sobem ao palco os Xutos e Pontapés, que já estiveram presentes no palco Sunset no dia 26 de maio.

Para fechar este palco, Carminho e Pedro Luís, às 17h00, vão ceder o lugar a David Fonseca e Mallu Magalhães que entram às 18h10. Às 19h50 é a vez do cantor-compositor brasileiro Erasmo Carlo se juntar ao ícone da música nacional, Rui Veloso, deixando a tarefa de fechar o palco a outros argentinos, à semelhança do dia anterior, os Tan Bionica.

A onda eletrónica também vai fechar em grande esta edição do Rock in Rio Lisboa. Dj Harvey e dj Dixon vão ser os primeiros a mostrar o que valem no palco Heineken às 21h00 e 22h30, respetivamente. À meia-noite a festa continua com os parisienses Dop Live, seguido dos Stereo Addiction, que só vão abandonar o palco para um dos nomes mais esperados desta edição, o português Dj Vibe, entrar.

Showcases no Palco Vodafone

Para além de toda a animação no recinto, o palco Vodafone também é uma alternativa enquanto a música não toca no palco Mundo. Para os que não arranjaram lugar junto à grade, ou chegaram tarde de mais, este palco oferece música quando o palco Mundo se cala, nos intervalos. Os chamados showcases são uma forma de algumas bandas menos “conhecidas” se apresentarem ao público da Bela Vista.

No dia 1 de junho começam às 17h50 Julie & The Carjakers, que vão ceder o seu lugar aos portugueses Os Velhos. Da Maia chegam as sonoridades dos doismileoito, às 21h30, seguidos dos White Denim. O dia 2 traz o Happy Hardcore de Asterisco Cardinal Bomba Caveira que vão dar lugar aos já habituais Salto, também da Maia, que estiveram na última edição do Porto Sounds. Depois dos Salto é a vez dos Macacos do Chinês que sobem ao palco às 19h50. De Lisboa chega o folk dos You Can’t Win, Charlie Brown que vão dar lugar aos Ladrões do Tempo.

Para fechar o festival a aposta foram os Crystal Antlers. Os californianos encerram este capítulo às 23h10, mas antes ainda vão passar por este palco Os Lacraus, The Poppers, Samuel Úria e Os Pontos Negros.