De 7 a 10 de junho, o festival vai encher a cidade do Porto de música e de muita, muita gente. Do centro, onde se realizam os concertos de domingo, até ao Parque da Cidade é um pulinho – a propósito, já sabe como chegar ao recinto? – e, por isso, apresentamos um roteiro (dos milhares possíveis) que percorre as duas zonas. Por limites de espaço, são apenas dez sítios.

Cervejaria Gazela

Há 50 anos na Batalha, a Cervejaria Gazela (travessa do Cimo da Vila, n.º4) é o local perfeito para o petisco, às horas a que apetecer, já que está aberto todos os dias do 12h00 às 22h30. Aqui tudo abre o apetite, mas a fama vem dos cachorrinhos, conhecidos como os Cachorrinhos da Batalha e feitos de apetitoso pão tostado, com salsicha fresca bem picante e queijo derretido. Lugares sentados são raros, mas vale a pena o sacrifício e até o preço é apetecível – 2,80 euros cada cachorro. Um fino, que fica sempre bem a acompanhar, fica-se por 1,30euros.

Pizzaria San Martino

A Pizzaria S. Martino (praça dos Poveiros, n.º 177, e av. do General Norton de Matos, n.º35) não faz parte da história da cidade, mas já conquistou meio mundo. Aberta desde 2004, tem pizzas napolitanas, entre os 30 e os 50 centímetros, que provocam filas de espera ao fim de semana. Inamoratti, em forma de coração, para os mais apaixonados, e a Cinco Fratelli (de chouriço, salame, fiambre, bacon e presunto) para os mais glutões. Muito portuguesa é a Sofia Alexandra, a pizza de ananás, fiambre, milho e cogumelos. Ao almoço, o prato do dia (com pizza ou massa do dia e bebida) ronda os 5,5 euros. Mas também há jantares.

Embaixada Lomográfica

Para os amantes da lomografia, esta é uma visita imperdível. A Embaixada Lomográfica do Porto (rua do Almada, n.º275) é um espaço pequenino e acolhedor revestido de fotografias de momentos e locais que vende máquinas de todos os tamanhos e feitios. O espaço, partilhado com a loja de discos Louie Louie, recebe também exposições, workshops e projetos especiais.

Miss’Opo

A Miss’Opo (rua dos Caldeireiros, n.º100, e rua de Trás, n.º49) é a incorporação do movimento contemporâneo do Porto e um espaço obrigatório para quem gosta de arte e de conhecer o alternativo. Situada na zona histórica da cidade, esta guest house aposta na dinamização dos seus espaços, organizando workshops e expondo trabalhos de galerias, artistas e instituições culturais. Além de uma excelente opção de alojamento, a Miss’Opo apresenta um roteiro muito próprio, que pretende cultivar e dar a conhecer o que de melhor se faz pela Invicta. A receção está aberta 24horas por dia, mas aconselhamos a passar depois das 16h00, quando o bar já está aberto. Para acompanhar os petiscos, há o quiosque de publicações carismáticas e a constante boa música.

Jardim das Virtudes

Há tempo para um piquenique? Vá, para apanhar um bocadinho de sol na relva. Se sim, o Jardim das Virtudes (Calçada das Virtudes) pode ser uma boa possibilidade. Localizado no centro histórico, é um jardim vertical (em socalcos) que passa muitas vezes despercebido, não só aos turistas, mas também aos moradores. Mais acima, o Passeio das Virtudes tem um dos melhores miradouros da cidade, um cenário fabuloso para um lanche ajantarado.

Vieguini

Na Vieguini (rua Nova da Alfândega, n.º7, Miragaia), em plena zona história da Ribeira, é possível alugar bicicletas por uma hora (4 euros), três horas (9 euros) ou um dia inteiro (13,50 euros). Para os mais aventureiros, preguiçosos ou folgados de bolso, há “scooters” por um dia inteiro a 22,50 euros. Para um passeio junto ao rio até ao cair da noite.

Caipicompany

Na Caipicompany (Praia do Molho, nº34, e rua do Conde de Vizela, n.º222), estão as famosas “caipirinhas do molhe”, que nasceram numa das mais antigas esplanadas da Foz, a “Esplanada do Ferreira”, há cerca de 60 anos. Há mais de 30 variedades de caipirinhas que mais parecem cocktails de sabores exóticos em permanente mudança. A “morangoska” tem goiaba, a de manga tem malagueta e no Caipipicolé mergulha-se um gelado inteiro na bebida. Os preços variam entre os 2 e os 4 euros.

Café Nau

Na Nau (avenida da República, 467, Matosinhos), aberta todos os dias a partir das 06h00, vale tudo a pena. Com um atendimento simpático à hora crucial da madrugada, tem desde torradas a bolos que preparam o corpo para mais um dia de festival. Mesmo juntinho à estação de metro Matosinhos Sul.

Tropical Burguer

Do recinto ao Tropical Burguer (Estrada da Circunvalação, n.º7824/A) é um saltinho. Basta apanhar o 205 à porta do Primavera e sair à porta do restaurante. Um hambúrguer destes vem quase sempre a calhar. Aberto 24 horas por dia, tem ainda lasanhas, “calzones”, pizzas, massas num leque variado de refeições, assim como de preços.

Zoo

Saiu do Primavera (rua do Ouro, Foz do Douro) quase de madrugada, mas ainda há energia para mais? O Lottus After-Hours nasceu no Zoo precisamente para estes casos. Aqui, aos sábados e domingos de manhã, das 06h30 às 13h30, a música não pára. O domingo do festival (10 de junho) é dia de Sunset – das 17h00 à 01h00 a pista é animada por Fresh N’Up.