A sexta edição do Urban Market desdobra-se. O evento, que pretende dar a conhecer as criações portuguesas de diversas áreas do design, ao mesmo tempo que chama a atenção para locais menos conhecidos da cidade do Porto, vai estar presente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) a 6 de junho e no Teatro Bruto, entre 14 e 16 de junho.

O Urban Market procura ser uma montra para os criadores nacionais do design de moda, design de produto, cake design, joalharia, art conception e design de mobiliário, existindo, ainda, espaço para cabeleireiro e espetáculos de bandas e DJ.

Cintia Woodcock, da Portugal Lovers, a entidade promotora do Urban Market, explica que a maior parte dos criadores presentes no certame está desempregada ou não tem um local para expôr o seu trabalho, por isso, eventos deste tipo podem ser uma alternativa para relembrar o “valor do que é português e dar oportunidade aos criadores de se mostrarem”.

Com o conceito de intervenção em espaços já existentes, o Teatro Bruto/Fábrica Social foi o local escolhido para esta sexta edição, tendo em cena, neste momento, a peça “Canil”. “Além de divulgar criadores, pretendemos divulgar os próprios espaços da cidade do Porto, levando as pessoas até eles”, afirma a responsável.

Assim, o certame tem como tema “Urban Market vai ao Teatro”, conseguindo-se um “três em um”: a promoção do que é nacional, a valorização de um espaço portuense e o incentivo a assistir a teatro em geral.

Mas nesta edição, as criações portuguesas estendem-se ao Metro do Porto. Três graffiters da cidade vão realizar intervenções em três estações, para “comunicarem e mostrarem que o graffiti não é vandalismo, é uma arte”. Para já, não são conhecidas as estações que vão servir de tela aos graffiters portuenses.

Levar “esperança aos universitários”

O convite partiu da Associação de Estudantes da FAUP. Para motivar os alunos e mostrar o que de melhor se faz em Portugal na área do design, a partir das 15h00 de 6 de junho, o Urban Market apresenta, nas instalações da faculdade, exposições direcionadas para estudantes de arquitetura. Cintia Woodcock revela que “o objetivo é dar esperança aos universitários”. “Vamos lá mostrar que somos criativos e que somos capazes”, conta.

Integrado no programa da FAUP está, também, o evento Danças do Mundo, que apresenta expressões corporais de diferentes culturas e que tem início às 20h00. A primeira edição do Urban Market aconteceu em janeiro e ao fim de seis edições, Cintia Woodcock acredita que o evento tem alcançado aquilo a que se propunha. “Temos um bom feedback dos visitantes e tem sido positivo em termos de vendas e de visibilidade para os criadores.”

Esta sexta edição vai levar cerca de 50 criadores ao Teatro Bruto e 30 à FAUP e a entrada é livre.