Autocarro

Entre os autocarros da STCP, há diversas opções. As linhas 205 (Campanhã – Castelo do Queijo), 500 (Lóios – Matosinhos Mercado) e 502 (Bolhão – Matosinhos Mercado) são as mais aconselhadas. De madrugada, da 01h00 às 05h00, pode contar com o serviço da linha noturna 1M, que faz o percurso entre a avenida dos Aliados e a Fonte Luminosa de Matosinhos.

Metro

Do Aeroporto ou Estação de Campanhã: apanhar a linha E (roxa), que parte do Aeroporto com sentido Estádio do Dragão e sair na estação de Matosinhos Sul, que fica a 10 minutos a pé do recinto.

Da Estação da Trindade: apanhar a linha A, com sentido Senhor de Matosinhos e sair em Matosinhos Sul.

Em ambas as situações o título do Andante é o Z3 e custa 1,45 euros. Mais informações aqui.

Carro

Se prefere a comodidade do carro e é um jovem do norte, o melhor é seguir as auto-estradas A28 ou A3 – sentido Porto. Qualquer das vias que escolha, o caminho é o mesmo: apanhar a saída para Matosinhos/Av. República e seguir na direção Av. Liberdade. Na rotunda, sair na 3.ª saída para a Av. Dom Afonso Henriques. Nos semáforos seguintes, virar à direita e chegar ao recinto. Para quem vem do sul, a A1 é a melhor opção, com sentido Porto. Basta sair em Viana do Castelo/Matosinhos e na rotunda AEP sair na 3.ª saída, em direção a Circunvalação/Matosinhos.

Se tudo isto continuar a parecer demasiado confuso, há que arranjar um sistema GPS e inserir as seguintes coordenadas: latitude – 41.173564 e longitude – 8.684848

Táxi

Para quem quiser chegar de Táxi e sair mesmo à porta deixamos duas sugestões: a Táxis Invicta (225 076 400) ou a Raditáxis (220 403 782).

Onde ficar

No Porto, os hostels já são às dezenas e apresentam-se como uma ótima opção para quem não pretende gastar muito dinheiro. Com preços idênticos mas com localização e condições muito distintas, basta escolher.

O JPN disponibiliza o dossiê Hostels do Porto, para conhecer melhor a oferta da cidade, mas também pode recorrer a sites de reserva, como o Hostel Bookers.

O mesmo acontece com os hóteis, para quem der primazia à comodidade e tiver bolsos mais folgados.

Uma opção bastante em conta é a Pousada da Juventude do Porto. Localizada perto do Passeio Alegre, com transportes disponíveis para todo o lado e com o preço mínimo de 16 euros, está aberta 24horas por dia.

Os mais aventureiros podem ainda optar pelo couchsurfing, que já ganhou adeptos no Porto. Basta fazer a inscrição no site Couchsurfing (http://www.couchsurfing.org/) e saber mais aqui.