Foram aprovadas, esta terça-feira, duas propostas na Câmara Municipal do Porto (CMP) que pretendem dar o nome de D. Pedro IV, o rei que deu o coração à cidade, a espaços na Invicta.

Se as propostas forem avante, o largo da Lapa e a avenida Nun’Álvares, ainda por construir, deverão receber o nome do monarca.

Uma das propostas chegou mesmo a ser sugerida por Rui Rio, atual presidente da CMP. O autarca propôs que a futura Via Nun’Álvares se passasse a chamar avenida D. Pedro IV. A outra partiu do Partido Socialista, que, tendo em conta que o coração de Pedro IV está na igreja da Lapa, pretende requalificar o espaço em frente ao edifício com a criação de um parque e criar um museu no quarta da praça da República. Esta proposta foi aprovada por unanimidade, garante o JN, pelo que se seguirá um concurso de ideias para tentar tornar o projeto numa realidade.

Já o troço da VCI que passa pela cidade, segundo a proposta apresentada, passaria a ter a designação do Santo Condestável, esclarece o jornal.