É já de 7 a 10 de junho que o Festival Optimus Primavera Sound invade o Parque da Cidade, no Porto, o maior parque urbano do país. Na primeira internacionalização do festival originário de Barcelona, são mais de 80 as bandas que vão dar música aos festivaleiros que rumarem ao Porto.

Se faltar não é uma opção, os passes gerais estão à venda nos locais habituais por 99 euros. Se preferir assistir aos concertos de apenas um dos dias, os bilhetes para quinta-feira (dia 7) ficam por 35 euros enquanto que, para sábado e sexta-feira, ficam por 50. Mas se é um dos que já adquiriu o passe e vai estar presente no maior festival de música independente do país, o JPN apresenta opções de como chegar e onde ficar.

Entretanto, pode sempre apelar à veia ecológica e rumar ao recinto de bicicleta, até porque a organização oferece a todos os ciclistas um cesto de piquenique, “de forma a recriar um tradicional dia de campo”. No Parque da Cidade será disponibilizada uma área específica para estacionar, de forma gratuita e segura, a bicicleta.

Quatro palcos no recinto e muita festa na baixa

No recinto do festival, os concertos estão divididos entre quatro palcos diferentes. O palco Optimus partilhará os cabeças-de-cartaz e os nomes mais sonantes do festival com o palco Primavera. Há ainda o palco ATP, da promotora britânica All Tomorrow’s Parties, e o palco Club, que combinará novas bandas com alguns DJ e concertos onde, pela madrugada, a dança é o denominador comum. Mas, no último dia, é o Hard Club e a Casa da Música que servem de palco. Deixamos aqui um resumo do que vai acontecer.

Dia 7, quinta-feira

No primeiro dia são os portugueses StopEstra! que têm a honra de abrir o festival, com um concerto agendado para as 17h00, no palco Primavera. Já o palco Optimus estreia-se com o concerto do espanhol Biggot, às 18h00. Os concertos prosseguem às 19h00, com o projeto Atlas Sound no palco secundário, a abrir o apetite para o concerto ‘sunset’ do famoso compositor e multi-instrumentista Yann Tiersen (20h15, no palco Optimus). Às 21h30, é a vez de The Drums aquecerem a festa para a receção aos históricos Suede, que sobem ao palco Optimus às 22h45.

Por fim, é possível ouvir-se o rock experimental de Mercury Rev, que substituíram Explosions in The Sky, às 00h30 no palco Primavera. O primeiro dia do festival encerra com a mistura de rock, funk e eletrónica dos norte-americanos The Rapture (02h00, palco Optimus).

Dia 8, sexta-feira

Este é um dia bem mais preenchido no que toca a cartaz e o primeiro dia em que funcionam os Palcos Club e ATP – os únicos onde os concertos começam quase todos à mesma hora. Linda Martini (palco Primavera) e Esperit! (palco Club) dão o pontapé de saída, às 17h00. Neste dia, o palco principal recebe quatro bandas: abre com We Trust, do português André Tentúgal (18h00), segue para Rufus Wainwright (20h15), passa pelos norte-americanos Wilco (23h00) e fecha com a eletrónica contagiante do francês M83 (02h00).

Mas há muito mais para ouvir. Ao palco Primavera também sobem grandes nomes: Yo La Tengo (19h00), os muito aguardados Flaming Lips (21h30) e The Walkmen (02h00). O palco Club acolhe, por exemplo, Chairlift (20h45) e Black Lips (22h00), encerrando com um showcase eletrónico da editora escocesa Numbers, com Jackmaster, Oneman, Deadboy, Spencer e Redinho (02h00).

No palco ATP, destaque para as presenças de Sleepy Sun (19h30), do experimentalismo do português Rafael Toral (20h45) e do rock puro dos Shellac (23h30), num dia fechado pela hiperatividade pop de Thee Oh Sees (02h30).

Dia 9, sábado

A festa do terceiro dia do festival também tem início às 17h00, com os concertos dos portugueses Gala Drop (palco Primavera) e Mujeres (palco Club). No palco principal, primeiro os The Right Ons (18h15) e depois os Death Cab for a Cutie (20h15), até chegar aos dois concertos mais esperados do dia: Kings of Convenience (23h00) e The XX (01h50).

No palco Primavera, estão ainda agendados os concertos de Spiritualized (19h00), Afghan Wings (21h35) e Saint Ettiene (00h35). Já no palco Club, grande destaque para a presença do canadiano The Weeknd (22h00), mas também para Wavves (23h30) e John Talabot (02h30), no dia em que o festival deixa o Parque da Cidade, com a atuação de Erol Alkan, às 004h00. Os suecos I Break Horses (20h45) e a atuação a solo do guitarrista dos Sonic Youth, Lee Ranaldo (22h00), são os principais nomes do palco ATP para este dia. O britânico Demdike Stare fecha o palco às 02h30.

Dia 10, domingo

No último dia do festival, o recinto é trocado pela Casa da Música e Hard Club. Jeff Mangum, dos Neutral Milk Hotel, abre as honras da Casa da Música às 16h00, numa atuação com Nick Garrie. Às 20h30, The Olivia Tremor Control e o duo portuense Best Youth continuam a festa, que acaba às 22h00, com James Ferraro and the Bodyguard e nova atuação de Jeff Magnum.

No Mercado Ferreira Borges, casa do Hard Club, são os You Can’t Win Charlie Brown os primeiros a atuar, às 21h30. Seguem-se os concertos de Veronica Falls (22h30) e Julie & The Carjackers (23h00). O encerramento da primeira edição do Optimus Primavera Sound está a cargo do inglês Kindness.

Aproveitar o festival para conhecer o Porto

E, estando pela baixa do Porto, não pode passar sem aproveitar o que a cidade tem para oferecer. Para se orientar, há seis aplicações para smartphone que o podem guiar, dos transportes à noite, e um roteiro de 24 horas que preparámos. Comer bem, relaxar muito e aproveitar noite dentro é o mote.