Em maio, ler foi “sexy” e os descontos nas livrarias e alfarrabistas que fizeram parte do Bairro dos Livros (BdL) foram em títulos “apaixonantes”. Este sábado, 9 de junho, na terceira edição do evento, “ler é fixe” e as atividades começam logo pelas 10h30, na livraria Unicepe, na praça de Carlos Alberto.

Os “flashes literários” por várias livrarias e alfarrabistas, em que os participantes passeiam, durante a tarde, com bombos e gaitas de foles, incluem um total de 26 espaços aderentes, entre eles alguns cafés da Baixa da cidade.

Inês Castanheira e Catarina Rocha, da Culture Print, empresa incubada na UPTEC e responsável por parte da organização, a par de uma Comissão de Livreiros, contam as novidades: “uma visita a uma casa do século XIX, o início de uma série de visitas rápidas a museus da cidade e o ‘speed dating’ literário.”

Começamos pela última. O “speed dating” literário é, segundo Inês Castanheira, “por amor aos livros” e o objetivo é promover encontros rápidos entre escritores e leitores. Na barraquinha que o Bairro dos Livros tem na Feira do Livro do Porto, pelas 18h30, os interessados podem ter um “tête à tête” de cinco minutos, diz Catarina Rocha, com autores como Rui Lage, António Pedro Ribeiro, Manuel Jorge Marmelo ou Rosa Alice Branco. A participação implica uma inscrição prévia e é gratuita – aliás, como qualquer iniciativa do BdL.

Bem mais cedo, pelas 12h00, inicia-se uma série de visitas a museus da cidade, nesta primeira fase ligados à Universidade do Porto, “Os museus página a página”. O primeiro é o Museu da Ciência, na rua das Oliveiras, e a visita guiada demora cerca de 30 minutos.

Logo a seguir ao almoço, às 14h30, o ponto de encontro é no n.º 141 da rua do Rosário, numa casa histórica do século XIX encontrada pela SWark. Aí vão ter lugar um recital de guitarra portuguesa, uma oficina infantil com direito caça ao filme e uma exposição “em que o livro é o objeto intervencionado”.

E porque sábado é, também, dia do primeiro jogo da seleção portuguesa no Euro 2012, o BdL alia-se ao Café Ceuta e, a partir das 20h00, os bairristas vão “ver a bola”.

Bairro quer regressar ainda antes do São João

Este Bairro dos Livros que a Culture Print ajuda a organizar e divulgar é, na verdade, “o espaço geográfico e emocional em que se inserem mais de três dezenas de livrarias da cidade do Porto”. São todas diferentes, “com vários perfis e identidades”, e uniram-se na Baixa do Porto para “fazer da rede de livrarias e alfarrabistas lugares de partilha de conhecimento, de celebração do livro e dos leitores e de programação cultural pensada para todos os públicos”.

O próximo Bairro dos Livros, que acontece no segundo sábado de cada mês, acontece a 14 de julho – com “coisas bombásticas e fora do comum” -, mas Inês Castanheira adianta que o evento quer desprender-se desta data fixa e promover atividades ainda antes do São João, que se festeja de 23 para 24 de junho.