Começa esta quarta-feira a 5.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens Porto 7. Durante cinco dias, o Porto vai ser o palco de visualização de diversas “curtas”, num evento a ter luga no Hard Club, no Cinema Passos Manuel e na Embaixada Lomográfica.

É no primeiro destes espaços que se dá início, hoje, às 15h30, ao certame. As primeiras sessões serão marcadas pela exibição de curtas que não estão em competição.

Só à noite, a partir das 21h30, e já no Cinema Passos Manuel, é que começam a ser mostradas as primeiras dez curtas, das 18 selecionadas para cada tópico da competição (exceção feita à categoria de documentário, que apenas tem 11 entradas). Destas, apenas uma curta é portuguesa, e a maioria apresenta-se por cá como estreia mundial, europeia ou nacional. Existem curtas de Ficção Internacional, de VideoClip, de Animação e Documentário.

Depois do cinema, há “after festival”, com festas diárias nos bares dos diferentes espaços. A primeira está marcada para o Passos Manuel, por volta da meia noite.

Com a missão de promover as curtas-metragens, o Porto 7 já vai na quinta edição e fica pelo Porto até domingo, altura em que os prémios serão entregues no Hard Club.