Paul McCartney é considerado pelo livro de recordes do Guiness como o mais bem sucedido compositor e músico de sempre. Isto depois de ao longo de 55 anos de carreira já ter vendido mais de 100 milhões de álbuns. Sir Paul McCartney comemora hoje, dia 18 de junho, 70 anos de vida. Os pais de McCartney eram uma enfermeira e um bombeiro voluntário na Segunda Guerra Mundial. O pai foi quem sempre o incentivou a trabalhar em música e que lhe ofereceu um trompete quando tinha 14 anos.

Nascido na cidade de Liverpool, Inglaterra, foi lá que formou com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison os Beatles. Como é sabido só ele e Ringo é que ainda são vivos e continuam a fazer música. Por todo o mundo estão programadas várias celebrações para assinalar o 70.º aniversário do músico: a Rolling Stone francesa, por exemplo, faz capa com o músico, enquanto grupos de fãs juntam-se para os mais variados tributos.

Depois dos Beatles, ainda formou os Wings com a cantora Denny Laine e a primeira mulher (já falecida), Linda Eastman. Um dos melhores compositores da atualidade é o autor de, por exemplo, “Yesterday”. Mas a dupla que fazia com Lennon marcou muito os Beatles, com músicas como “Can’t Buy Me Love”, “Eleanor Rigby” e “Hey Jude”.

Atuação na abertura dos JO

Paul McCartney vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. A confirmação foi feita à BBC. Paul vai atuar na cerimónia do dia 27 de julho, que vai ser organizada por Danny Boyle, realizador do filme “Quem Quer Ser Milionário?”.

Um grande ativista dos direitos dos animais e do vegetarianismo, tem sido bastante ativo em campanhas contra várias causas, como o fim das minas terrestres. Nos últimos anos foi muito falado no mundo do social, graças ao seu divórcio de Heather Mills.

Outros tempos, outras vontades

A época em que os Beatles viveram foi de mudança de mentalidades, mas também de excessos. A banda, e Paul, passaram por todas as experiências relacionadas com drogas, com a vida hippie e depois com a meditação que foram aprender à Índia. Em 1966 começou a circular o rumor da morte de Paul McCartney. “Paul is dead” foi a história veiculada. O músico teria morrido na noite do dia 9 de novembro de 1966 num acidente de carro. Para não haver problemas com os contratos da banda, teria sido contratado um sósia para substituir Sir Paul McCartney.

A história começou com um animador de rádio em Detroit, nos EUA, como uma brincadeira. Os media levaram a história a sério. Apesar de Paul McCartney ter vindo desmentir a público a suposta morte, não deixaram de haver diversas teorias sobre este mito urbano, com pistas encontradas em capas de álbuns e músicas.

Mas é a música que guia a vida de Paul McCartney, e dos fãs também. O músico ainda enche concertos e espetáculos. Já este mês, participou nas celebrações do Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II e vai participar também na abetura dos jogos Olímpicos de Londres (ver caixa). O último álbum a solo, “Kisses on the Bottom”, foi lançado em fevereiro deste ano. É também o 15.º álbum que ele já lançou a nível individual.

A imprensa britânica está a dar conta de um clube de fãs em Liverpool, completamente dedicado aos Beatles, que está a desafiar as pessoas a celebrar o aniversário de McCartney. O Liverpool Beatles Appreciation Society pretende que os fãs deixem flores e cartões de parabéns na estátua dos Beatles qeu existe na cidade.

Mas nada mais resta a não ser esperar que a lenda, e o verdadeiro Paul McCartney permaneça vivo durante muitos anos.