Em noite de São João é proibido ficar em casa. Entre as sardinhas assadas, manjericos e martelos, são inúmeros os espaços de diversão que, na noite de 23 para 24 de junho, fazem a festa na cidade do Porto.

Começar pelas Fontaínhas e ir até à Foz a pé é uma das tradições mais antigas e mais praticadas no São João. Pelo caminho, existem os bailes tradicionais, nas Fontaínhas, em Miragaia, Massarelos, Foz e Nevogilde, com paragem para ver o fogo à meia-noite na Ribeira.

Metro do Porto não pára em noite de folia

E pela noite mais longa do Porto, o Metro não vai parar. As composições vão funcionar em contínuo durante toda a noite de 23 para 24 de Junho, com aumento das frequências e reforço da capacidade em veículos duplos. O serviço especial começa às 20h00 com o reforço de todas as linhas até às 06h00 de dia 24. Também o Funicular dos Guindais vai estar em funcionamento contínuo durante toda a noite, permitindo a ligação entre a Batalha, as Fontaínhas e a zona da Ribeira.

A partir da 00h15 o Arraial Minimal anima a avenida dos Aliados, com as presenças de Fernando Alvim e Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés. O Breyner 85 e Gallery Hostel está a organizar um convívio em conjunto, com jantar, bebida e música. A entrada é livre.

Também o Hard Club e a Casa da Música trazem ao público portuense algumas sugestões musicais. Na noite de São João o Hard Club recebe uma das edições das “Lifted Sessions” com vários DJs. Já a Casa da Música apresenta a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

A entrada para o concerto na orquestra é gratuita, apesar de limitada à lotação da sala.
A competir com os arraiais tradicionais estão os DJs que vão estar em alguns pontos da cidade, como no Rádio Bar, no Creme e no Indústria Club.