O verão chegou ligeiramente mais tarde a Guimarães. No domingo, foi inaugurado um novo ciclo na programação cultural para celebrar a nova estação: o Tempo para Sentir. Na abertura da nova época, um espetáculo de rua desenrolou-se na Colina Sagrada, entre o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança.

Inaguração da Plataforma das Artes e da Criatividade

Domingo ficou também marcado pela inauguração da Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC). O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, veio a Guimarães e reabriu um novo espaço com retoques futuristas. Em dia de celebração dos 884 anos da Batalha de São Mamede, a PAC abre com uma exposição de José de Guimarães. O antigo mercado pretende ser mais do que um sítio de exposições e virar um local de paragem dos vimaranenses.

Após abrirem os dois primeiros ciclos, os catalães La Fura dels Baus regressaram a Guimarães. Às 10h00 em ponto, vozes de um coro infanto-juvenil vestido de branco iniciaram o espetáculo e criaram boa parte da banda sonora da noite. O pano de fundo era o Castelo de Guimarães, pintado a tons turquesa.

O Homem e o Cavalo, que marcaram presença na cerimónia de abertura, renasceram para mais uma noite. O espetáculo remeteu, assim, para uma união quase simbiótica entre o passado e do futuro. Mas houve mais. Uma espécie de nave espacial, cheia de homens em branco, sobrevoou o público.

Espelhou o futuro e a fase mais adulta do projeto: o indivíduo já plenamente consciente da experiência dos dois primeiros momentos.

Muda-se o Tempo, mudam-se os eventos

Num espetáculo recheado de cores, formas, sensações, música e futurismo, enceta-se uma nova fase na programação. Novos eventos vêm com o verão e trazem uma lufada de ar fresco à Capital Europeia da Cultura.

“United States of Europe” é uma exposição de trabalhos artísticos, entrevistas, um laboratório multimédia e uma série de debates onde se discute e reflete sobre a Europa e o sentimento de pertença europeu. A exposição, que já passou por Helsínquia, Finlândia e Lituânia, decorre na nova Plataforma das Artes e da Criatividade, no centro de Guimarães até 19 de agosto.

Shelter by GG é da criadora Gabriela Gomes e traz para o espaço público um objeto escultórico habitável. Num quarto duplo com WC integrado, há um convite a dormir numa escultura instalada no espaço público. A partir de uma espécie de “casulo/quarto”, conjugam-se conceitos plásticos com a funcionalidade e a sustentabilidade. O palco é da Plataforma das Artes e da Criatividade. O Shelter ficará aberto a todos até dia 31 de outubro de 2012.

Mas o verão em Guimarães também terá música: três festivais no espaço de um mês. O primeiro é o Festival Beat.Bit, que vai decorrer no espaço da CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, de 26 de junho a 1 de julho. No seu programa incluem-se workshops, conferências e performances, com artistas como Pierre Hébert e Eduardo Raon.

O segundo é o GMR 360º, de 29 de junho a 1 de julho, e decorre no ponto mais alto da cidade, a Penha. Três dias de festival com nomes como David Fonseca, Miguel Rendeiro, Miúda e Nouvelle Vague. Há, ainda, sessões de cinema ao ar livre, peças de teatro nos recantos da montanha e músicos de jazz nos locais mais improváveis.

Mais tarde chega a 6.ª edição do Barco Rock Fest. O festival de música vimaranense pretende cativar público com a presença de nomes como Dead Combo, Two Fifty Four (2:54), D3Ö, Supernada e La La La Ressonance. O festival decorrerá de 1 a 4 de agosto na Praia Fluvial de Barco, nas Taipas, e inclui bandas vimaranenses vencedoras do concurso do festival Fundasound.

Guimarães recebe, ainda, mestres da música erudita, nos Encontros Internacionais de Música em Guimarães. De 27 de agosto a 8 de setembro, o Centro Cultural Vila Flor vai receber António Saiote, Gerardo Ribeiro e Yuri Nasushkin, que vão dar aulas a quem se inscrever.