Já não é a primeira vez que Álvaro Siza Vieira recebe um Leão de Ouro. Em 2002, também na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, o arquiteto português foi galardoado com este prémio, mas na categoria de projeto.

Este ano, Siza é premiado pela sua carreira e vai receber o Leão de Ouro durante a cerimónia de inauguração da 13.ª edição da Bienal, que acontece na cidade italiana de Veneza entre os dias 29 de agosto e 25 de novembro.

De acordo com a página oficial da Bienal, “é difícil pensar num arquiteto contemporâneo que tenha mantido uma presença tão consistente na profissão como Álvaro Siza. Que esta presença seja mantida por um arquiteto que vive e trabalha na margem atlântica extrema da Europa apenas enfatiza a sua autoridade e o seu estatuto”.

O júri, presidido por Paolo Baratta, considera que o arquiteto da “Escola do Porto” tem mantido “uma posição única na galáxia da arquitetura”. “Aparentemente correndo na direção oposta à do resto da profissão, parece sempre estar na frente, imaculado e nada intimidado com os desafios práticos e intelectuais que define para si mesmo.”