O Conservatório de Música do Porto (CMP) foi criado pela Câmara Municipal do Porto, em 1917. Primeiramente, o edifício localizava-se na travessa do Carregal, passando em 1975 para o palacete na rua da Maternidade. Em 2009, mudou-se para as renovadas e ampliadas instalações, junto à Escola Rodrigues de Freitas, na praça Pedro Nunes.

A escola de música completa agora 95 anos de existência. Da sua história faz parte a criação da Orquesta Sinfónica do Porto, que começou por ser a Orquesta do Conservatório do Porto, e do seu património fazem ainda parte o espólio de Guilhermina Suggia, violoncelista, e do violinista e compositor Nicolau Medina Ribas.

Com cerca de 900 alunos distribuídos por 50 turmas, o Conservatório de Música do Porto é, atualmente, uma instituição pública de ensino artístico especializado de música que oferece o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do nível básico e secundário. O CMP faz parte do percurso de aprendizagem de alguns dos maiores nomes da música: Pedro Burmester, Pedro Abrunhosa ou Fernando Lapa.

Em entrevista ao JPN, Maria José de Souza Guedes, professora de piano do Conservatório, defende que o CMP é “uma instituição de prestígio” onde “o nível dos alunos é altíssimo” e onde o ensino é muito bom.

Até dezembro, o Conservatório de Música do Porto tem agendadas várias atividades para celebrar o aniversário da instituição.