A Universidade do Porto (UP) revelou, no seu Relatório de Contas de 2011, que se encontra entre as 100 melhores universidades da Europa, figurando como a instituição de ensino superior portuguesa mais bem classificada em sete dos principais rankings internacionais.

Segundo um dos responsáveis da comunicação da UP, em declarações à Agência Lusa, tal facto pode ser explicado pelo estatuto da instituição enquanto “verdadeira universidade de investigação”. “São oito os rankings em que estamos entre as 350 melhores do mundo” e cinco em que a universidade figura “entre as 100 melhores da Europa”, garante António Marques.

Tendo em conta estes resultados, a Universidade do Porto passou a assumir o primeiro lugar entre as universidades de Portugal, a “reboque” da “excelência” da oferta da sua formação, que ajuda na “promoção do desenvolvimento socioeconómico do país e da região”, é dito no relatório.

“A qualidade do ensino ministrado nas universidades portuguesas é uma qualidade que já não destoa muito da qualidade que se faz no ensino das melhores universidades europeias”, explica António Marques. Essa evolução positiva sente-se, sobretudo, na área da investigação. “As universidades portuguesas evoluíram muito ao nível da investigação científica”, acredita o vice-reitor.

A Universidade do Porto é a maior universidade do país, com mais de 31 mil inscritos no último ano letivo.