Numa tarde de sol, o Porto inaugurou a sua mais recente praça: a das Cardosas. Ainda longe de estar completamente concluída, é uma lufada de ar fresco na Baixa do Porto.

Depois da abertura do Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas, o restante projeto do Passeio das Cardosas foi ontem apresentado. Num ambiente marcado pela música, pelo sol e pelos cocktails nas bandejas que circulavam entre os convidados, o espaço abriu pela primeira vez as portas aos olhares alheios.

O Passeio das Cardosas irá conciliar um espaço habitacional e um outro de comércio. O projeto resulta da reabilitação de um local, entre a rua das Flores, praça Almeida Garret, avenida dos Aliados, largo dos Lóios e rua Trindade Coelho. No total, estão já investidos no local 84 milhões de euros.

Rui Rio, presidente na Câmara Municipal do Porto, afirmou, no discurso de cerimónia que “não existia Estado capaz de financiar tal investimento”, sendo necessário recorrer ao privado para restruturar um local em plena Baixa. O objetivo, refere o presidente, “não é trazer pessoas à Baixa”, uma vez que esse já está cumprido, mas sim fazer com que “queiram morar na Baixa”.

Apesar de inicialmente se ter pensado que o espaço seria público, a praça das Cardosas será, na realidade, um espaço com horário de abertura e de fecho. Assim, a praça será um espaço privado, com horários ainda a definir pelos futuros moradores do local.