A Universidade do Porto (UP) apresentou, em 2011, um lucro de 23,3 milhões de euros, aumentando o resultado líquido em 143% face a 2010, revela o Relatório de Contas daquela instituição universitária.

A “redução de custos provenientes do subsídio de férias não pago” aos funcionários da UP, equivalente a sete milhões de euros, é uma principais razões para o aumento de lucro da UP em 2011, explicou à Agência Lusa o assessor de comunicação, Raul Santos.

O acréscimo de receitas de propinas em atraso que foram recuperadas, equivalente a mais de quatro milhões de euros, e o aumento do número de estudantes e de receitas oriundas das propinas são outras razões que justificam o aumento do resultado líquido da UP, acrescentou Raul Santos.

As “prestações de serviços” da UP e os “novos critérios de contabilidade”, este último item equivalente a cerca de um milhão de euros, são também justificações para o aumento do lucro, revela a mesma fonte.

“Os resultados da Universidade do Porto evidenciam em 2011 um comportamento bastante favorável face a 2010. O resultado líquido do exercício ascendeu a 23,3 milhões de euros, tal como decorre da análise detalhada efetuada aos custos e proveitos”, lê-se no Relatório de Gestão e Contas de 2011 da UP.

O resultado líquido é o lucro que a empresa apresenta num dado período, ou seja, aquilo que resta da sua receita, depois de considerados todos os custos do exercício.

Em 2010, a UP registou um resultado líquido na ordem dos 9,6 milhões de euros, ou seja, em 2011, houve um aumento de lucro de 143 por cento.

O novo software de contabilidade permite ter uma “contabilização em tempo real”, facto que veio ajudar a aumentar os lucros da instituição. Os proveitos da UP vão servir para apoiar a investigação científica e o ensino, adianta o assessor de comunicação.