A origem dos Playing for Change remonta a 2004, quando o produtor Mark Johnson, vencedor de um Grammy, se juntou ao músico Roger Ridley e promoveu uma jornada musical para descobrir músicos de rua à volta do mundo e combinar as suas vozes.

O primeiro vídeo que resultou dessa jornada musical juntou artistas das mais diferentes origens e etnias, tocando e cantando “Stand by Me” em vários locais do planeta.

Desde então, tendo em conta que a ideia central do projeto era a de que a música tinha o poder de atravessar fronteiras e superar as distâncias entre as pessoas, foi criada uma fundação – em 2007 – e foram construídas escolas de música para dar formação, com a missão de melhorar a vida das pessoas.

Em 2009 foi criada a Banda PFC, a versão “ao vivo” do projeto multimédia inicial. Formada por músicos dos quatro cantos do mundo, este grupo de talentos incríveis demonstrou o poder de transformação e união pela música. O lema dos Playing for Change é “juntos, vamos unir o mundo através da música”.

Hoje em dia, este movimento é um fenómeno global, com milhões de seguidores em todo o planeta. Bono e Manu Chao são apenas alguns dos nomes que se uniram ao projeto Playing for Change.

À boleia de clássicos como “Gimme Shelter” ou “(Sitting On) The Dock of the Bay”, a mensagem de paz e solidariedade dos Playing For Change espalha-se esta quinta-feira, 12 de julho, pela primeira vez em Portugal, às 22h00. Em palco vão estar 14 dos muitos músicos que têm aderido a este movimento. Os bilhetes custam entre 11,25 (amigos da Casa da Música) e os 15 euros (preço normal), com descontos para menores de 25 anos e seniores.

“Verão na Casa”

Com início a 22 de junho e duração até ao final de julho, o edifício portuense celebra o Verão com 53 eventos. A oferta desdobra-se entre os grandes concertos na Sala Suggia, a música mais intimista na Sala 2 e o Palco Super Bock, na Esplanada da Praça, de entrada livre, sempre com música ao vivo e ao ar livre de quarta a sábado.

Vitorino, Ponto de Equilíbrio, Milton Nascimento, Diane Reeves, António Zambujo e Groundation são nomes que fazem parte do Verão na Casa deste ano.