O Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF), em Gaia, abriu 120 vagas para pessoas que querem frequentar o ensino superior mas não têm capacidade financeira para o fazer.

O Programa Especial de Apoio à Valorização de Competências para Desempregados (PEAVC) é uma espécie de empréstimo feito pela instituição, que suporta os custos das propinas até aos alunos as poderem pagar. A iniciativa é destinada preferencialmente a desempregados inscritos nos Centros de Emprego de todo o país (preferência aos de Vila Nova de Gaia), mas inclui também filhos de desempregados ou pessoas com dificuldades financeiras.

“Percebemos que havia pessoas com dificuldade em pagar as propinas ou que queriam frequentar um dos nossos cursos, mas não podiam fazê-lo por problemas financeiros”, explicou ao P3 Mafalda Fleming, directora do IESF.

Cinco anos para começar a pagar

Este apoio possibilita aos alunos começarem a frequentar um dos cursos do Instituto, sendo que “o pagamento só se inicia depois de arranjarem emprego ou de terem criado a sua própria empresa”, até um limite máximo de cinco anos a partir do momento em que começam a frequentar o curso.

O PEAVC incluiu a frequência de licenciaturas, mestrados, MBA ou pós graduações, a começar em setembro ou outubro deste ano, e para se candidatarem os proponentes devem entregar uma declaração de desemprego bem como a declaração de rendimentos do ano anterior.

Com esta iniciativa, o IESF quer pôr as pessoas a “aproveitar a crise para valorizar as suas competências”, explica Mafalda Fleming, que quer, com esta iniciativa, fazer dos alunos uma espécie de “sócios” da instituição. As candidaturas – até agora já receberam cerca de 50 pedidos – vão ser analisadas pelo IESF, a quem cabe fazer uma seleção dos melhores candidatos.