A praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, volta a receber o Festival Marés Vivas. Este ano marca a 10.ª edição num recinto marcado pela bonita paisagem da foz do rio Douro. O Marés Vivas ’12 vai decorrer nos dias 18,19, 20 e 21 de julho (de quarta-feira a sábado), com um cartaz repleto de grandes nomes.

Os palcos e cartaz

Os dois palcos do Marés Vivas vão funcionar de formas distintas. Durante os quatro dias de música, no palco principal “circulam” os grandes nomes do cartaz. Já o “Random Stage” tem uma mecânica diferente: neste palco os concertos não têm hora nem dia marcados. As bandas a atuar são conhecidas, só não se sabe em que dia atuarão.

Para este palco estão confirmados: 1ª Linha, Luísa Sobral, Indiana Blues Band, Club 447, Clash Club, Slimmy, Virgem Suta, Festa Gigi, The Lazy Faithful, The Eleanors, João Só e os Abandonados e HMB.

No primeiro dia, 18 de julho, The Sounds, Wolfmother e Franz Ferdinand são os nomes que vão atuar no palco principal. Os escoceses Franz Ferdinand são um dos nomes mais esperados e, juntamente com os “colegas” de cartaz Wolfmother, foram dos primeiros nomes a ser confirmados. Os Wolfmother já foram considerados pela Rolling Stone como umas das melhores bandas para se ver ao vivo e depois de alguns anos no anonimato lançaram-se definitivamente em 2003.

A 19 de julho é a vez dos The Cult, Garbage, Kaiser Chiefs e Gun. The Cult, reconhecido nome dos anos 80, regressa a Portugal para apresentar o novo állbum “Choice of Weapon”, lançado em maio deste ano. Os Kaiser Chiefs regressam a Portugal, mas ao Norte, depois de pouco mais de um mês. Os britânicos “Ruby” também marcaram presença no Rock in Rio Lisboa. Os veteranos Garbage vêm ao Marés promover o último álbum “Not Your Kind of People”.

O revivalismo é uma das características desta edição do Marés Vivas. A 20 de julho, o palco principal recebe Billy Idol. Ao britânico juntam-se Ebony Bones, Gogol Bordello e os portuenses Os Azeitonas. A banda portuguesa comemora o seu décimo aniversário e convidou Rui Veloso que, através da sua editora, foi um dos principais impulsionadores da banda. O “dinossauro” Billy Idol vai partilhar o dia com Ebony Thomas, mais conhecida como Ebony Bones, e os “gipsy” Gogol Bordello e Eugene Hutz e companhia.

O festival Marés Vivas ’12 vai terminar a 21 de julho com Anastacia, Pedro Abrunhosa, Mónica Ferraz e The Hives, que substituem os Scissor Sisters. Os The Hives já atuaram duas vezes em Portugal este ano: na Queima das Fitas de Coimbra e no Enterro da Gata, em Braga. Vêm a V. N. Gaia apresentar o último trabalho, “Lex Hives”. Os portugueses Mónica Ferraz, Pedro Abrunhosa e Comité Caviar e a norte-americana Anastacia fecham a décima edição do Marés Vivas.

Bilhetes e horários

Os concertos do “Random Stage” acontecem antes (das 19h00 às 21h30) e depois (das 03h00 às 06h00) dos concertos no palco principal. Neste, os concertos são das 21h00 até às 02h00/03h00. As portas abrem às 18h00. Os bilhetes diários custam 30 euros e o passe de quatro dias custa, agora 60 euros.

Como chegar e onde ficar

A CP, a Metro do Porto e os autocarros Espírito Santo vão assegurar as idas e vindas do Marés Vivas ’12. Para quem vem de comboio convém sair nas estações General Torres e Vila Nova de Gaia (Devesas). Em ambas as estações estão presentes autocarros Espírito Santo (n.º 14) que fazem ligação direta ao festival. Quem vier de autocarro via Rede Expressos ou Rodonorte tem também autocarros na praça da Batalha (o n.º 14, no Parque das Camélias), com destino ao Cabedelo.

De metro, a linha amarela dá acesso à estação General Torres, no sentido Santo Ovídio, entre as 06h00 e a 01h00. Na estação da Casa da Música também existem autocarros Espírito Santo (n.º 18) que ligam ao Cabedelo. A STCP tem o 902 e 903, com 15 minutos a pé até à praia.

De carro, a A1 é a melhor hipótese para quem vem de norte ou sul. De norte, depois de passar a Ponte da Arrábida, é preciso sair para Gaia/Afurada e, para quem vem de sul, a saída tem o mesmo nome, antes da Ponte da Arrábida. As coordenadas GPS são as seguintes: 41º08’19.37 N – 8º39’24.48 W.

O festival não tem campismo incluído, mas existem vários sítios onde ficar nas imediações. O Porto Alive Hostel, perto da estação de São Bento, tem descontos especiais para portadores de bilhetes para o Marés Vivas e está mesmo junto à estação de metro da linha amarela.

Além disso, os festivaleiros que queiram manter o espírito do campismo têm os parques de campismo Marisol e de Salgueiros (que fica a 40 minutos do recinto) e o parque de campismo Municipal da Madalena (que fica a uma hora a pé do Cabedelo).

Antes do festival, a praia do Cabedelo convida a mergulhos e ao bodyboard e a passeios pelo passadiço. Depois é só ir “curtir as ondas” do Marés Vivas.

Notícia atualizada às 11h52 de 18 de julho de 2012