Conhecida figura responsável pela divulgação da história de Portugal, José Hermano Saraiva faleceu esta sexta-feira aos 92 anos de idade.

Professor e historiador, licenciou-se em Ciências-Histórico-Filosóficas, em 1941, e em Ciências Jurídicas, um ano depois, pela Universidade de Lisboa. Foi ministro da Educação entre 1968 e 1970.

Entre outros cargos assumiu a direção do Instituto de Assistência aos Menores, foi reitor do Liceu Nacional D. João de Castro, em Lisboa, e professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.

Desde 1972 que era uma cara conhecida na televisão pública portuguesa. Programas como “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou”, “Lendas e Narrativas”, “Horizontes da Memória” e “A Alma e a Gente” marcaram a divulgação da história no nosso país.

Notícia em atualização