As saudades eram muitas. E depois de um Dia 0 suficiente para atiçá-las, os festivaleiros puderam aproveitar o Milhões como deve ser: piscina, cerveja, concertos, festa. E nem o frio os parou.

Jibóia fez as honras desta edição e abriu o palco da piscina para o público que ia chegando. Logo depois, Equations brincavam com riffs mas a piscina era a principal distração. Os Alto! conseguiram tirar mais gente da água e até a tenda do palco foi abaixo durante o concerto. Aos poucos, afastavam o público que voltava para dentro de água. A encerrar, a Lovers and Lollypops Soundsystem trouxe hip-hop, bossa nova e tudo o que dava vontade de mexer o pezinho e por lá ficou até o recinto esvaziar. Pelo Palco Taina, The Shine substituíram New Kind of Mambo para uma pequena antecipação dos ritmos que se iam ouvir a meio da noite.

O Palco Milhões foi estreado pelos La La La Ressonance que deram a Barcelos o fim de tarde mais agradável que se podia esperar. Mas era hora de jantar e o recinto estava muito pouco composto. As pessoas começaram a aparecer durante Sensible Soccers que ainda conseguiram por muitos a dançar.

Os League estiveram no Palco Vice para uma agradável surpresa e a antecipar a aguardada atuação de Baroness. Os norte-americanos deram um concerto cheio de energia, perfeito para o crowdsurf que se ia fazendo. Entre o metal progressivo e o sludge, os Baroness não parecem ter ficado aquém das expectativas. Mas, claro, foram os The Shine Throes que brilharam nesta primeira noite. Era impossível ficar parado e a afluência era enorme. Tinham razão: Barcelos “dança bué”, o Milhões “dança bué”.

Holy Other continuou a sessão de dança, num registo electrónico, longe dos ritmos africanos. De cabeça e cara tapadas, o músico entreteve o Milhões até a atuação dos Youthless, que brindaram quem os via com um cover dos Black Sabbath. Meneo, com o seu GameBoy, meteu toda a gente a mexer e até houve uma versão improvisada, com a ajuda de quem assistia, do sucesso de Stevie Wonder, “I Just Called To Say I Love You”.

A esta altura, já a noite tinha arrefecido mas não foi impedimento para Barcelos continuar a dançar até de madrugada com Glam Slam Dance. A dupla pediu desculpa pelo atraso de duas horas relativamente ao programa. Ninguém se importou.

O dia 1 de Milhões de Festa já está. Logo há mais, com atuações de Gala Drop, XXXY e El Perro Del Mar, entre outros.