A marca de televisão por cabo e Paredes – Pólo do Design de Mobiliário uniram-se e lançaram o concurso “O Design é Meo”, que desafia os profissionais e estudantes de design. As universidades do Porto e de Aveiro, o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e a ESAD fazem parte do grupo de parceiros.

O objetivo é criar novos equipamentos inovadores em duas categorias: equipamentos (box, router e comando) e “chair” (a cadeira de ambiente televisivo). O regulamento pode ser consultado aqui.

Prémios do concurso

Na categoria 1: Equipamentos, os três finalistas (que serão anunciados a 18 de novembro) vão receber um prémio de mil euros e o vencedor recebe um prémio final de 9 mil euros. Já na categoria 2: “Chair”, os três melhores projetos recebem 4 mil, 2.500 e mil euros, respetivamente.

No que diz respeito à Categoria 1, a dos equipamentos, dos projetos participantes vão ser escolhidos três finalistas, que podem dar origem a um protótipo, alvo de uma análise posterior com o objetivo de selecionar um vencedor.

Na Categoria 2, a cadeira deve incorporar as características da interatividade e experiência de utilização dos conteúdos em vários ecrãs (televisão, computador e telemóvel). Os três projetos vencedores vão fazer parte da exposição internacional “Art on Chairs“, que para este ano já recebeu mais de 449 propostas, de 37 países, 165 oriundas de Portugal.

Vasco Branco, um dos comissários, em entrevista ao JPN, considera que, numa altura de crise, há “a tendência para procurar vantagens competitivas em fatores de produção como o preço do trabalho ou os ganhos em eficiência imputáveis às tecnologias” e que este tipo de iniciativas tem “um carácter demonstrativo do potencial de inovação que decorre do design e, portanto, da mais-valia que lhe pode ser atribuída no sucesso das nossas empresas e organizações”.

Por considerar o desafio aliciante, Vasco Branco espera uma grande adesão e deixa um convite à participação, convocando “os designers portugueses a demonstrarem que são tão bons ou melhores que os melhores, contribuindo para dar a maior visibilidade à importância desta atividade profissional e ao design português em particular”.

Os candidatos interessados podem submeter propostas até dia 21 de outubro, na Categoria 1 – Equipamentos – e até dia 7 de setembro, na Categoria 2 – “Chair” -, no site do concurso.