“Viana fica no Coração” e o lema da cidade. Apesar de estar localizada a cerca de 77 quilómetros do Porto, a distância reduz-se a 01h30 de viagem de comboio, por 6.75 euros. O símbolo da cidade, a basílica de Santa Luzia, é facilmente alcançável graças ao elevador. O preço do bilhete de ida de volta fica-se pelo três euros e o elevador funciona a uma frequência de 15 minutos. Para aqueles com a carteira mais restrita e maior força de vontade, poucos metros a norte da estação de comboios situa-se o início do escadório.

Depois de admiradas as vistas da basílica, explora-se o coração da cidade. As ruas estreitas, as janelas repletas de flores e as praças onde os vianenses relaxam nas tardes de verão, dão a beleza a Viana. No centro da cidade, a poucos metros da praça da República, que se encontra o Museu do Traje e aquelas que os Vianenses dizem ser as “melhores bolas de Berlim do mundo”, à venda na pastelaria Natário por um euro.

Segue-se depois em direção ao rio Lima, que desagua ali mesmo para o mar. Além da Biblioteca Municipal, uma invulgar construção a cargo do arquiteto Siza Vieira, localizada ao lado da marina, onde se situa também o Jardim Público, local ideal para uma refrescada tarde.

Música: “I Don’t Wanna Pray”, por Edward Shape and the Magnetic Zeros