A 27 de Julho começa, em Londres, mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão. A chama já está acesa e a delegação portuguesa está cada vez mais completa com os sucessivos apuramentos dos atletas portugueses para a competição. Ainda assim, a imagem do Comité Olímpico Português (COP) vai além dos seus atletas e é necessário pensar em pormenores que fazem toda a diferença. Bruno Bate, designer português, pensou num pormenor e criou o novo pin para a delegação portuguesa que vai a Londres.

O que para muitos pode passar despercebido, no trabalho do designer faz toda a diferença. O importante é “saber que o trabalho circula” e que, daqui a uns anos, o objeto criado “vai fazer parte de coleções porque há, à volta dos pins, aquele movimento de colecionismo e de troca”, explica Bruno Bate.

Esta não é a primeira vez que o designer faz este trabalho. Para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Bruno também desenhou um pin para o COP e a oportunidade para o recriar este ano veio daí. “Eles ficaram satisfeitos com a minha proposta de 2008 e pediram para fazer o pin de 2012”, explica o designer.

No fim, é o COP que fica responsável pela produção do objeto que, para a delegação portuguesa, é uma forma de marcar a presença no acontecimento desportivo mais importante de sempre. Bruno garante que “o pin é uma forma de homenagear o país que acolhe os jogos” e, por isso, está presente a rosa, simbólica na cultura inglesa.

Para Bruno esta é uma espécie de “presença olímpica”. “Não vou enquanto atleta mas estou enquanto designer dos pins e, obviamente, é um orgulho”, confessa.

Eventos desportivos internacionais são oportunidades para designers portugueses

Esta parceria com o Comité Olímpico Português é, sem dúvida, importante para Bruno e uma prova de que as competições podem ser vistas muito além do desporto. Foi com este intuito que o designer participou, em janeiro deste ano, num concurso do Comité Olímpico Internacional para criar as medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

Ao contrário de outro designer português, Hélder Pombinho, que desenhou o logótipo do Euro 2012, Bruno Bate não conseguiu ganhar este concurso com a sua proposta, mas acredita que ,quando “concorre com o design”, isso ajuda a valorizar e promover o seu trabalho.