A Ordem dos Arquitetos – Seção Regional Norte (OASRN) organizou a primeira edição do “Respect For Architecture”, integrada no projeto Norte 41.º – Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade. Trata-se de uma seleção destinada a divulgar um conjunto de obras no âmbito da oferta turística, que preservem e respeitem a qualidade arquitetónica.

O projeto, comissariado por Luís Tavares Pereira e Ana Vieira, tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura como disciplina essencial para a regeneração e requalificação. Pretende ainda potenciar a divulgação dos espaços à população da cidade do Porto e aos visitantes nacionais e estrangeiros.

O regulamento indica que “à medida que o fluxo turístico aumenta na cidade do Porto, aumenta a oferta de alojamento para o receber. A nova oferta é cada vez mais variada e diferenciadora e constitui, presentemente, o verdadeiro motor da reabilitação urbana em curso. O sucesso desta dinâmica depende da maior ou menor capacidade de criar um ambiente urbano de qualidade, da preservação dos valores culturais intrínsecos ao lugar, e da identidade única da cidade, por contraponto a soluções de massificação ou homogeneização que a descaraterizam”.

“A tónica do respeito pela arquitetura (…) passa não apenas pelas relações humanas e profissionais, mas estende-se também aos materiais, tecnologias, ou regras. Num momento em que assistimos a profundas transformações e alterações que afetam esta dinâmica, o respeito deve permanecer como um valor de interação crítico para o seu sucesso”, indica ainda o documento.

A seleção “Respect For Architecture” terá uma periodicidade bienal. O projeto vai ter uma divulgação conjunta OASRN, Porto Design Week e Câmara Municipal do Porto/Turismo do Porto, através dos meios próprios de comunicação.

Podem participar equipas conjuntas de arquitetos e promotores com projetos que constituam casos de reabilitação, restauro e de novas construções dentro do tecido urbano. O âmbito do evento é o turismo, enquadrando-se nos temas: Hospitalidade, Restauração e Comércio.

Projetos selecionados

Após um período de submissão de projetos, que contou com 22 candidaturas, para além das propostas pelos comissários, já são conhecidos os vinte projetos selecionados para a primeira edição da seleção “Respect For Architecture”.

Por ordem alfabética, as obras selecionadas foram: Almada Guesthouse, Apartreboleira, Arquivo, Atelier ASVS, BNapartments RIO, Café Vitória, Casa da Baixa: Pizza&Drinks, Casa do Conto Arts&Residence, 3C Clerigus Cafe Clube, Casa D’Oro restaurante, Grande Hotel do Porto, ICHIBAN-restaurante japonês, Loja Cutipol Porto, Loja Luis Buchinho, Miss’Opo, Pensão Favorita, Restaurante Góshò, Rosa et Al Townhouse, The Four Rooms, The White Box House.

As obras selecionadas vão ser apresentadas de 5 de setembro a 5 de outubro, numa exposição em diversos locais da cidade – incluindo o Metro do Porto. As obras distinguidas vão integrar ainda um Mapa Roteiro (que terá distribuição em diversos pontos da cidade) e vão ser assinalados com a marca da seleção “Respect For Architecture, Porto 2012 – OASRN”, da autoria do ateliê R2 Design.