Braga, a atual Capital Europeia da Juventude, tem tudo para agradar a quem a visita: novos e velhos. É uma cidade de estudantes e um óptimo destino para quem não procura férias excêntricas, ficando apenas a três euros e a uma hora de comboio a partir do Porto.

Dois dos locais que desde sempre atraem grandes massas à cidade são o Santuário do Sameiro e o Bom Jesus de Braga. Apesar de estarem bastante afastados da cidade, são facilmente alcançáveis de formas mais ou menos tradicionais, consoante as intenções do visitante.

O antigo elevador hidráulico ascende ao Bom Jesus a cada 30 minutos e, por dois euros pela viagem de ida e volta, faz as delícias dos turistas. Para chegar ao Sameiro, o autocarro 88 faz o percurso desde a rua do Raio, no centro da cidade, até ao Santuário.

No centro de Braga, a viagem começa no Arco da Porta Nova, a porta para a cidade, que fica a poucos minutos da estação de comboio. A rua do Souto estende-se desde o Arco até ao notável chafariz da praça da República. Ao longo da comprida rua encontram-se a Sé Catedral de Braga e o largo do Paço.

Muito perto da rua do Souto estão a Capela e a Casa dos Coimbras, conhecidas pela sua arquitetura tradicional característica. Ali perto encontra-se ainda a avenida Central, distinguindo-se pelos seus jardins e pelo Theatro Circo, a famosa casa de espetáculos da cidade.

O Jardim de Santa Bárbara, por trás da reitoria da Universidade do Minho, pintam o centro da Braga com um sem número de flores. Já à frente da reitoria, que é também a biblioteca da cidade, encontra-se a praça municipal.

Música: “La”, por Old Man River